Caixa TEM: Passo a passo para criar chave PIX e transferir auxílio e Bolsa Família

A movimentação do auxílio emergencial pela chave PIX foi liberada hoje, 30, no Caixa Tem. Portanto, os beneficiários já podem realizar pagamentos e transferências instantaneamente.

Caixa TEM: Passo a passo para criar chave PIX e transferir auxílio e Bolsa Família
Caixa TEM: Passo a passo para criar chave PIX e transferir auxílio e Bolsa Família. (Imagem: Reprodução/ Exame Invest)

Entretanto, na última semana o Banco Central (BC) atualizou a agenda de lançamentos do PIX, afetando diretamente no uso da ferramenta com recursos do auxílio emergencial.

Anteriormente, o benefício era disponibilizado somente após o prazo de 30 dias contados a partir da data de depósito, junto ao saque em espécie e transferências por TED e DOC. 

Agora, diante da autorização do BC, os beneficiários do auxílio emergencial podem fazer PIX desde o último dia 22, contando que não seja para contas bancárias da mesma titularidade. A medida também fica disponível para os inscritos no Bolsa Família

A restrição quanto ao PIX no Caixa Tem para contas da mesma titularidade visa proteger os beneficiários do auxílio emergencial, uma vez que o benefício não pode ser utilizado como objeto de descontos ou compensações capazes de reduzir o valor do benefício.

Esta é a razão pela qual não há a incidência de impostos sobre o pagamento, o qual recomenda-se ser usado principalmente para a alimentação da família. 

Embora o PIX seja uma ferramenta inovadora que promete instantaneidade e gratuidade, é importante que os usuários se atentem quanto a algumas questões. Uma delas se refere ao limite de transferências via PIX no Caixa Tem, que é de apenas R$ 1.200.

Diante de todas as possibilidades com o uso do PIX, antes de mais nada é preciso cadastrar uma chave no Caixa Tem. Para isso, acesse o aplicativo e selecione a opção “PIX” na tela inicial. 

Em seguida, o cliente do banco deve escolher uma das chaves a seguir:

  • CPF;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória (conjunto extenso de letras e números gerados pelo Banco Central).

Ao optar por uma dessas chaves, basta inserir a informação correspondente e confirmar o procedimento clicando em “Sim, estou de acordo”. Por fim, basta digitar a senha de acesso ao Caixa Tem e finalizar o cadastro da chave PIX

O PIX permite transferências e pagamentos em até dez segundos, garantindo a segurança e praticidade em transações que podem ser realizadas durante as 24 horas do dia, incluindo finais de semana e feriados. 

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 5

Caixa TEM: Passo a passo para criar chave PIX e transferir auxílio e Bolsa Família

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA