PIX no auxílio emergencial começa nesta sexta-feira (30); veja como usar

Os beneficiários do auxílio emergencial poderão usar o PIX como pagamentos. A novidade estará disponível a partir dessa sexta-feira (30). Dessa maneira, esses poderão fazer pagamentos e transferências de forma instantânea.

PIX no auxílio emergencial começa nesta sexta-feira (30); veja como usar
PIX no auxílio emergencial começa nesta sexta-feira (30); veja como usar (Imagem: Reprodução/ Exame Invest)

A única limitação anunciada pelo Banco Central para os beneficiários do auxílio emergencial é a de transferência para conta de mesma titularidade. De acordo com a Instituição financeira essa é uma forma de proteger os contemplados.

Dessa maneira, o auxílio emergencial não poderá ser usado como objeto de descontos ou de compensações. Por exemplo, se um cliente de outro banco possui dívida, ao fazer a transferência o valor será descontado.

Com isso, o valor a ser recebido no auxílio emergencial 2021 será reduzido. É importante lembrar que esse pagamento tem como objetivo ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Por esse motivo, não é cobrado impostos sobre o pagamento e esse deve ser usado, primordialmente, para a alimentação da família. O PIX ficará disponível a partir desta quinta0-feira (30).

Com ele, os beneficiários do auxílio emergencial terão mais uma possibilidade de movimentar o valor recebido na Poupança Social Digital. As movimentações poderão ser feitas pelo Caixa TEM usando uma das chaves cadastradas.

Será permitido cadastrar até cinco chaves eletrônicas para pessoas físicas e 20 para pessoas jurídicas. As chaves podem ser o número do celular, e-mail, CPF ou CNPJ para empresas. Outra opção é usar uma chave aleatória, com um código de até 32 dígitos.

É importante saber que cada chave só pode ser usada para uma conta. Porém, caso necessite, é possível fazer a portabilidade para o banco desejado. Com a chave é possível fazer transferência entre contas bancárias 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

Para fazer um pagamento pelo PIX, basta entrar no aplicativo Caixa TEM e clicar na opção disponível. Após isso, basta indicar a opção de operação. Essa pode ser pagamento ou transferência.

Depois disso, basta escolher a chave de quem vai receber ou consultar os seus contatos do PIX já salvos. Outras opções, caso seja necessário, é digitar os dados bancários ou usar o QR CODE para a movimentação bancária. Fazendo isso, basta indicar o valor e concluir o procedimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.