Boleto do Simples Nacional poderá ser pago por PIX para micro empresas

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) agora podem pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) através do PIX. Isto é, a nova solução de pagamentos do Banco Central.

Boleto do Simples Nacional poderá ser pago por PIX para micro empresas
Boleto do Simples Nacional poderá ser pago por PIX para micro empresas (Imagem FDR)

A Receita Federal lançou um novo modelo de DAS e, através dele os empreendedores que aderiam ao Simples Nacional podem recolher os impostos através da transferência instantânea do PIX.

A novidade é válida para as micro e pequenas empresas, e microempreendedor individual (MEI) que estiverem cadastrados no Simples Nacional.

A nova versão do documento conta com um QR Code, que pode ser lido através do aplicativo do banco. Os empreendedores também podem pagar o DAS pelo PIX no Portal do Simples Nacional.

Pagando através da solução do BC, o Governo Federal identifica o recebimento em no máximo 10 segundos. Esta velocidade de recebimento funciona em todos os dias da semana e horários. O boleto pode ser pago em qualquer instituição financeira que já tenha aderido ao PIX.

Antes desta novidade, o DAS só podia ser quitado em bancos conveniados. Agora com a compatibilidade do PIX, os empreendedores tem mais opções para pagar.

A sócia da Rennó Penteado Sampaio Advogados, Patricia Thomazelli, destacou que a Receita Federal está implementando aos poucos o PIX com forma de pagamento de diversos tributos, e que agora, foi a vez dos MEIs e pequenas empresas.

“Em vez de fazer o recolhimento de tributos da maneira tradicional, com código de barras, o empreendedor ou empresário poderá fazer o pagamento através do aplicativo de seu banco, gerando o QR Code. O pagamento feito na mesma hora tem a vantagem de agilizar as comprovações e emissão de “nada consta” e de comprovantes de quitação com Fisco”, diz Patrícia.

Como pagar o DAS pelo PIX

Para pagar é necessário emitir o DAS através do Portal do Simples Nacional. Após isso, o empreendedor deve abrir o aplicativo de seu banco, selecionar a opção PIX e escanear o QR Code para finalizar o pagamento.

Os boletos emitidos a partir do dia 22 de abril já estão com o QR Code que viabiliza o pagamento pela solução do Banco Central.

Se o empreendedor preferir ele pode continuar efetuando o pagamento do DAS da maneira tradicional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.