Vacinação contra COVID-19 nas cinco principais capitais do Brasil

Pontos-chave
  • Mais de 19% da população brasileira já recebeu as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19;
  • Mato Grosso do Sul é o estado mais avançado na vacinação contra a Covid-19;
  • O Governo do Rio de Janeiro pretende iniciar a vacinação de adolescentes ainda este mês.

A vacinação contra a Covid-19 já chegou a 19,89% da população brasileira. Este percentual representa 42.122.692 cidadãos com o esquema vacinal completo, com ambas as doses da vacina ou dose única. 

Vacinação contra COVID-19 nas cinco principais capitais do Brasil
Vacinação contra COVID-19 nas cinco principais capitais do Brasil. (Imagem: ISTOÉ Dinheiro)

Se tratando exclusivamente da primeira dose da vacina contra a Covid-19, ela já foi aplicada em 101.551.524 brasileiros residentes de todos os Estados e no Distrito Federal (DF), o correspondente a 47,96%.

Os dados foram apurados e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa na noite desta segunda-feira, 2. 

O levantamento apontou que as unidades federativas mais avançadas na vacinação contra a Covid-19 são: o Mato Grosso do Sul com 33,49%, o Rio Grande do Sul com 22.99%, São Paulo com 22,75%, o Espírito Santo com 21,43% e o Paraná com 20,62%. Estes números se referem ao avanço na aplicação das duas doses da vacina ou dose única. 

Por outro lado, analisando a vacinação voltada à primeira dose do imunizante, o Estado de São Paulo está à frente com 57,85% da população vacinada.

Em seguida vem o Rio Grande do Sul com 54,72%, o Mato Grosso do Sul com 50,55%, o Paraná com 50,26% e Santa Catarina com 50,16%. Veja a seguir o cronograma de imunização nas principais capitais brasileiras. 

São Paulo (SP)

Nesta terça-feira, 3, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comunicou uma nova ampliação no calendário municipal de vacinação.

A partir da próxima sexta-feira, 6, os adultos sem comorbidades com 25 anos ou mais poderão ser imunizados, desde que apresentem o documento de identidade original com foto e comprovante de residência. 

Hoje é a vez dos adultos com 28 anos serem vacinados, faixa etária composta por, aproximadamente, 151 mil paulistas. De acordo com o calendário semanal, amanhã, 4, serão imunizados os adultos com 27 anos, e na quinta-feira, 5, será vacinado o grupo composto por pessoas com 26 anos.

Até então, 83,8% do público elegível à vacinação na capital paulista já recebeu, pelo menos, a primeira dose da vacina. 

A cidade de São Paulo possui cerca de 700 postos de vacinação, dos quais 468 estão integrados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os demais consistem em drive-thru, os quais não estão funcionando nesta terça-feira, 3, além de outros pontos móveis. 

Vale ressaltar que por meio da plataforma De Olho na Fila, que atua como um Filômetro, é possível verificar o andamento da fila de espera em tempo real nos postos de vacinação instalados por toda a cidade.

O dispositivo também fornece detalhes como a quantidade de doses disponíveis em cada posto de vacinação e grupo prioritário atendido. 

Na oportunidade, a Prefeitura de São Paulo ainda informou que até às 15h de ontem, 365 paulistas se responsabilizaram mediante um termo próprio pela decisão de não receberem a vacina contra a Covid-19 em virtude da marca disponibilizada.

A iniciativa foi regulamentada por lei com o objetivo de dar fim aos denominados “sommeliers” da vacina que impedem o avanço do esquema vacinal. 

Rio de Janeiro (RJ)

O calendário semanal de vacinação contra a Covid-19 na capital conta com uma novidade. A partir de agora, a reserva de imunizantes para a aplicação da primeira dose em cada faixa etária foi reduzida de três para somente um dia. Desta forma, ontem, 2, foi a vez dos adultos sem comorbidades com 32 anos serem vacinados. 

O cronograma segue gradativamente, de maneira que os cariocas com 31 anos podem se dirigir aos postos de vacinação para receberem a primeira dose da vacina nesta terça-feira, 3, e assim por diante. Até que o grupo composto por pessoas com 18 anos sejam imunizadas no dia 18 de agosto. 

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro ainda organizou a vacinação diária por etapas, de maneira que as mulheres devem ser vacinadas na parte da manhã e os homens à tarde.

Isso quer dizer que, o carioca que perde a vez no dia marcado para a imunização de cada idade, será remanejado para o fim da fila. Tendo que esperar o término da vacinação de todos os adultos com a primeira dose para ser incluído na repescagem que acontecerá entre 19 a 21 de agosto. 

No dia 23 de agosto em diante, a Prefeitura do Rio de Janeiro dará início à vacinação dos adolescentes. Os jovens com idade entre 12 a 17 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, tendo em vista que é a única autorizada para contemplar este grupo. 

A vacinação dos adolescentes também acontecerá em duas etapas, vacinando meninas em um dia e meninos no outro. Sendo que, o terceiro dia será reservado para a repescagem, a começar das meninas com 17 anos, finalizando com meninos de 15 no fim do mês. 

Campo Grande (MS)

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a vacinação já chegou aos jovens com 26 anos de idade a partir desta terça-feira, 26. É importante ressaltar que a aplicação das vacinas voltadas à primeira dose acontecerá exclusivamente na parte da manhã e da noite. 

A cidade também continua com a aplicação das segundas doses, embora apenas a CoronaVac e a Pfizer estejam sendo administradas. Por hora, a conclusão do esquema vacinal com a vacina AstraZeneca está suspensa em virtude da capacidade insuficiente do imunizante. 

A conclusão do esquema vacinal está voltada aos cidadãos que receberam a primeira dose da CoronaVac até o dia 7 de julho e da Pfizer até o dia 2 de junho.

Além do que, a administração municipal recomenda o agendamento para tomar a primeira dose através do site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Vacinação contra COVID-19 nas cinco principais capitais do Brasil
Vacinação contra COVID-19 nas cinco principais capitais do Brasil. (Imagem: Poder 360)

Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre, a Prefeitura começou a vacinar mulheres com 28 anos ou mais com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante mencionar que a imunização deste grupo estará disponível somente nas 12 unidades de saúde que caracterizam os postos fixos, não abrangendo o drive-thru. 

Enquanto isso, a vacinação voltada à segunda dose continua em 31 unidades de saúde, bem como em farmácias parceiras do município. Os demais grupos prioritários compostos por adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas também permanecem, desde que essas pessoas apresentem todos os documentos específicos para cada condição alegada. 

Vitória (ES)

No Espírito Santo (ES), a capital capixaba ampliou a vacinação contra a Covid-19. Cerca de 3.400 novas vagas foram disponibilizadas para a imunização de adultos sem comorbidades com 25 anos ou mais a partir desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), ontem, as vagas mencionadas foram liberadas para agendamento pelos adultos na atual faixa etária contemplada, de 25 anos. Essas pessoas poderão se dirigir aos postos de vacinação nesta terça-feira, 3. 

Durante esta terça a imunização acontecerá no Maanaim Vitória e no ginásio da Faculdade Salesiano. Já na próxima quarta-feira, 4, a vacinação será exclusivamente no Maanaim Vitória. Ressaltando que o agendamento para a primeira dose deve ser feito pelo aplicativo Vitória Online ou pelo site: agendamento.vitoria.es.gov.br.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.