Rio de Janeiro e São Paulo suspendem calendário de vacinação após falta de doses

Capitais do Sudeste suspendem vacinação da covid-19 por falta de novas doses. Nesse final de semana, a prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que estão congelando o cronograma de imunização contra o novo coronavírus. Em ambas as cidades, o Ministério da Saúde não entregou os lotes prometidos.

Rio de Janeiro e São Paulo suspendem calendário de vacinação após falta de doses. (Imagem: UOL)
Rio de Janeiro e São Paulo suspendem calendário de vacinação após falta de doses. (Imagem: UOL)

Há meses o Brasil vem lutando para manter o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. Em São Paulo, o público acima dos 28 anos estava prestes a receber o imunizante, mas mediante a falta de medicamentos a atualização do grupo prioritário foi suspensa.

Paralisação da vacina em São Paulo

Em coletiva de imprensa realizada neste domingo (25), a prefeitura de São Paulo informou que não poderá dar continuidade a inclusão de novos cidadãos no calendário, pois não há doses o suficiente em estoque.

De acordo com o prefeito, Ricardo Nunes, será preciso receber novos lotes para que o cronograma seja atualizado. Ele explicou que houve problemas na administração de sua própria gestão no que diz respeito a campanha.

“Inclusive, eu havia anunciado que nós faríamos na quinta e na sexta, 28 anos, e eu estou retirando esta confirmação porque eu ainda dependo… a gente tinha um diálogo com o estado que, aparentemente, nós prefeitura interpretamos mal com relação às doses. Então, o que está confirmado é a vacinação de terça e quarta de 29 anos.”

Até o momento não há previsão para a aplicação da primeira dose daqueles com 28 anos. Os demais permanecem sendo imunes com a segunda aplicação.

Vacinação no Rio de Janeiro

A suspensão do cronograma ocorreu também no Rio de Janeiro. Na última sexta-feira (23), a prefeitura informou que não incluirá novos grupos prioritários para a aplicação da primeira dose.

Por enquanto, apenas aqueles que já foram vacinados terão acesso a segunda aplicação para garantir a conclusão do ciclo de imunização. Até o momento, a gestão convoca homens e mulheres acima dos 34 anos.

“Por já ter aplicado todas as vacinas destinadas à primeira dose (D1) contra a covid-19 e para garantir estoque para as segundas doses (D2) programadas, o Município do Rio de Janeiro suspenderá momentaneamente seu calendário de vacinação de D1 a partir de hoje (23). A vacinação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas”, disse a prefeitura, em nota.

Ambas as regiões aguardam um novo pronunciamento do Ministério da Saúde informando o envio de novos lotes das vacinas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.