Poupatempo-SP autoriza renovação da CNH feita pela internet; saiba como

A pandemia causada pelo COVID-19 mudou diversos serviços no país, muitos deles passaram a ser realizados online para evitar aglomerações e a disseminação do vírus na sociedade. Um deles é a renovação da CNH pela internet, que foi autorizada pelo poupatempo.

Poupatempo-SP autoriza renovação da CNH feita pela internet; saiba como
Poupatempo-SP autoriza renovação da CNH feita pela internet; saiba como (Imagem: Reprodução / Jornal O Regional)

O Poupatempo de São Paulo lançou até um aplicativo para que os motoristas conseguissem realizar a sua renovação sem sair de casa.

Em maio de 2020, foi lançado o aplicativo Poupatempo Digital. O aplicativo já foi utilizado por mais de 1,7 milhão de pessoas para a renovação simplificada da CNH pelo celular, sem precisar comparecer a um posto de atendimento do programa. 

Já neste ano de 2021, com a pandemia ainda em nossas realizadas, foram realizadas 450 mil renovações pela internet.

Quem pode renovar pela internet?

A renovação da CNH pela internet pode ser feita por aqueles que estão com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento. O motorista não pode ter bloqueio em seu prontuário, como suspensão ou cassação.

É preciso lembrar que quem tem habilitação nas categorias C, D e E precisa realizar o exame toxicológico antes de dar início ao processo.

Como fazer a renovação da CNH

A solicitação do documento pode ser feita pelo portal ou o app do Poupatempo, selecionando a opção Renovação de CNH.

No período de renovação da CNH, é possível realizar adição ou mudança de categoria e também incluir no documento o EAR, sigla para quem exerce ou deseja exercer atividade remunerada.

Depois de confirmar os dados, o usuário deve agendar e realizar o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. 

Já aqueles que exercem atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, também deverá passar pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Ao ser aprovado nos exames, deve ser paga a taxa de emissão e aguardar as orientações que lhe serão enviadas por e-mail para acessar sua CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O documento impresso poderá ser entregue em casa, pelos Correios, no endereço de cadastro junto ao Detran.SP. Os dados cadastrais podem ser conferidos e atualizados no portal www.detran.sp.gov.br.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.