Queiroga confirma inclusão de adolescentes na vacinação contra COVID-19

Nesta terça-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A inclusão será feita depois do envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes que possuem comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.

Queiroga confirma inclusão de adolescentes na vacinação contra COVID-19
Queiroga confirma inclusão de adolescentes na vacinação contra COVID-19 (Imagem: Poder 360)

Intervalo de imunização da Pfizer será reduzido?

Além disso, foi determinado que, após a distribuição da primeira dose dos imunizantes para todo o Brasil, o ministério precisa decidir em relação à antecipação do intervalo entre as duas doses da Pfizer, que, atualmente, é de 90 dias. Na bula do fabricante, o intervalo é de 21 dias

A redução é estudada a fim de acelerar a imunização diante do crescimento dos casos de pessoas infectadas com a variante delta do vírus da Covid-19. 

“Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, disse o ministro.

Os estados e municípios devem continuar seguindo as orientações do Ministério da Saúde sobre os intervalos entre as doses de vacinas e outras recomendações do PNI.

Vacinação em SP para adolescentes é antecipada

Nesta quarta-feira (28), o governo de São Paulo divulgou um novo calendário de vacinação. Está previsto que todos os adultos até 18 anos recebam a primeira dose da vacina até o dia 16 de agosto. Foram estabelecidas datas para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, a partir de 18 de agosto

A previsão é a de concluir a aplicação da primeira dose do grupo de adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos até o dia 12 de setembro.

Já foram aplicadas mais de 35 milhões de doses de imunizantes no estado de São Paulo. Atualmente registra-se que 76% da população com idade acima de 18 anos está imunizada ao menos com a primeira dose. Até o momento, 21% da população do estado completou o esquema vacinal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!