Novo calendário de vacinação em SP antecipa 1ª dose para adolescentes

Na última quarta-feira (28), o governo de São Paulo publicou um novo calendário de vacinação no estado. Está previsto que todos os adultos até 18 anos recebam a primeira dose da vacina até o dia 16 de agosto. Foram estabelecidas datas para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, a partir de 18 de agosto. Saiba mais informações logo abaixo.

Novo calendário de vacinação em SP antecipa 1ª dose para adolescentes
Novo calendário de vacinação em SP antecipa 1ª dose para adolescentes (Imagem: Reprodução/G1)

Previsão de aplicação da primeira dose

A previsão é a de concluir a aplicação da primeira dose do grupo de adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos até o dia 12 de setembro.

As datas previstas dependem das entregas de vacinas divulgadas no portal do Ministério da Saúde, que realiza a distribuição das doses através do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Calendário de vacinação em SP 

  • De 19 a 29 de julho: 30 a 34 anos
  • De 30 de julho a 4 de agosto: 28 e 29 anos
  • De 5 a 9 de agosto: 25 a 27 anos
  • De 10 a 16 de agosto: 18 a 24 anos
  • De 18 a 29 de agosto: 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas
  • De 30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos
  • De 6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos

O dia 16 de agosto não marca o fim da campanha de vacinação no estado de SP. Isto porque, o estado de São Paulo não deve completar a imunização dos adultos até esta data, já que boa parte da população terá recebido somente a primeira dose.

As datas estipuladas pelo governo estadual podem ser diferentes das definidas pelos municípios.

Já foram aplicadas mais de 35 milhões de doses de imunizantes. Atualmente registra-se que 76% da população com idade acima de 18 anos está imunizada ao menos com a primeira dose. Até agora, 21% da população do estado completou o esquema vacinal.

O governo paulista informa que uma pessoa só estará protegida contra o novo coronavírus se tiver tomado as duas doses previstas das vacinas CoronaVac/Sinovac/Butantan, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou da Pfizer/BioNTech ou a dose única prevista na vacina da Janssen.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!