Calendário de vacinação da COVID-19 das principais capitais do Brasil

Pontos-chave
  • 95.480.308 brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19;
  • Mato Grosso do Sul é o estado o calendário de vacinação mais avançado do país;
  • Vacinação no Rio de Janeiro está suspensa até a chegada de novas doses de vacinas.

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil já conseguiu aplicar 133.029.399 doses do imunizante nos cidadãos brasileiros. Ao todo, 95.480.308 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal (DF) já receberam a primeira dose da vacina, o que corresponde a 45,09% da população nacional. 

Calendário de vacinação da COVID-19 das principais capitais do Brasil
Calendário de vacinação da COVID-19 das principais capitais do Brasil. (Imagem: Rede D’Or)

Enquanto isso, a segunda dose da vacina, bem como a dose única, já atingiu 37.549.091 brasileiros, 17,73%. Os estados que estão com o calendário de vacinação mais adiantado até o momento são: o Mato Grosso do Sul (31,17%), Rio Grande do Sul (24,67%), São Paulo (20,15%), Espírito Santo (19,18%) e Santa Catarina (17,68%).

Veja a seguir, o andamento do calendário de vacinação das principais capitais brasileiras.

São Paulo (SP)

Na capital paulista, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou que espera vacinar a população adulta sem comorbidades na faixa etária dos 25 anos ou mais, até a próxima semana. Ele ainda disse que um novo calendário deve ser divulgado na próxima quarta-feira, 28. 

Apesar da meta apresentada, a previsão é para que o avanço no calendário de vacinação aconteça somente a partir do mês de agosto. No último domingo, 25, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comunicou que a imunização de adultos com 28 anos será adiada. 

Originalmente, a vacinação dessas pessoas deveria acontecer na próxima quinta-feira, 29. “Eu havia anunciado que nós faríamos na quinta e sexta 28 anos. Estou retirando essa confirmação. A gente tinha um diálogo com o estado que, aparentemente, nós prefeitura interpretamos mal com relação às doses. Então o que está confirmado é terça e quarta vacinação para 29 anos”, disse o prefeito.

A pasta ainda disse aguardar o envio de um novo lote de doses de vacinas contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde. Se tratam de doses da Pfizer que devem chegar ao Brasil ainda nesta semana, possibilitando o progresso do calendário de vacinação de São Paulo, embora ainda não se saiba a quantidade exata direcionada ao Estado. 

Sendo assim, até o momento o calendário de vacinação de SP prevalece da seguinte forma:

  • Segunda-feira, 26: segunda dose da Pfizer para 652 grávidas e puérperas que tomaram a AstraZeneca ou repescagem para 30 anos ou mais;
  • Terça-feira, 27, e quarta-feira, 28: 29 anos:
  • Quarta-feira em diante: a divulgar.

Distrito Federal (DF)

No último final de semana o Governo do Distrito Federal (DF) realizou um mutirão de vacinação com o objetivo de completar o esquema vacinal. Nesta segunda-feira, 26, o DF continuará concentrado na aplicação da segunda dose do imunizante em 53 postos de vacinação

A previsão da Secretaria de Saúde do DF é para que mais de 100 mil pessoas sejam totalmente imunizadas até o dia 31 de julho. Na oportunidade, o chefe da pasta, Osnei Okumoto, deu a seguinte declaração sobre o mutirão de vacinação:

“Alcançamos um recorde de vacinação nesses três dias de mutirão graças à dedicação dos profissionais de saúde da rede pública, parceiros da Secretaria de Saúde e voluntários, que não mediram esforços para que tudo desse certo, com segurança e tranquilidade”.

Enquanto isso, o site vacina.saude.df.gov.br permanece ativo para o agendamento da vacinação por faixa etária. A previsão para esta segunda-feira, 26, é para que 23.336 pessoas sejam vacinadas com a segunda dose da AstraZeneca e da CoronaVac.

Rio de Janeiro (RJ)

Até o dia 28 de julho, a cidade do Rio de Janeiro deve receber um novo lote contendo 535.804 doses de vacinas contra a Covid-19. Enquanto isso, a capital carioca segue com a aplicação da primeira dose do imunizante suspensa nesta segunda-feira, 26. 

A cidade continua vacinando dentro do prazo somente os cidadãos que já estavam com a segunda dose garantida. Para atender este público foram reservadas 55 mil doses da vacina AstraZeneca que chegaram no RJ no último sábado, 24.

A relação de doses a ser entregue pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro é a seguinte:

  • Terça-feira, 27: 266 mil doses da CoronaVac e 91 mil doses da AstraZeneca;
  • Quarta-feira, 28: 177 mil doses da Pfizer.

No total, foram 534 mil doses de vacinas que possibilitarão a implementação de um novo calendário de vacinação na capital carioca.

Calendário de vacinação da COVID-19 das principais capitais do Brasil
Calendário de vacinação da COVID-19 das principais capitais do Brasil. (Imagem: Eduardo Frazão/Exame)

Belo Horizonte (MG)

A Prefeitura de Belo Horizonte (BH) liberou a vacinação de adultos sem comorbidades na faixa etária de 37 e 36 anos. Esse grupo pode se dirigir aos postos de vacinação a partir desta segunda-feira, 26, para receber a primeira dose do imunizante. 

Hoje é a vez dos belo-horizontinos com 37 anos, enquanto na sexta-feira, 30, serão atendidos aqueles com 36 anos de idade. Na terça e quarta-feira, 27 e 28, respectivamente, acontecerá a conclusão do esquema vacinal de 150 profissionais da saúde com idade entre 18 a 36 anos. 

O horário de funcionamento dos postos de vacinação é das 08h às 17h nos postos fixos e extras. Já nos drive-thru o atendimento vai das 08h às 16h30. No ato da vacinação é preciso estar munido do documento de identificação original com foto, não ter recebido nenhuma outra vacina contra a Covid-19, nem nenhum outro imunizante nos últimos 14 dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.