Salvador exige atualização do cartão SUS para liberar vacina contra COVID-19

O município de Salvador, capital da Bahia, comunicou na última sexta-feira, 23, a necessidade de os cidadãos atualizarem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para receberem a vacina contra a Covid-19. A medida visa agilizar o calendário de vacinação da cidade, tendo em vista a redução gradativa nas faixas etárias imunizadas a cada dia. 

Salvador exige atualização do cartão SUS para liberar vacina contra COVID-19
Salvador exige atualização do cartão SUS para liberar vacina contra COVID-19. (Imagem: Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A princípio, os munícipes que estavam com os dados cadastrais desatualizados junto ao SUS, deviam apenas apresentar o documento de identidade original com foto e o cartão do SUS.

Pois, os profissionais da saúde estavam atualizando as informações no sistema na mesma hora. Foi então que o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, informou que muitos cidadãos compareceram aos postos de saúde, portanto apenas o RG, o que levou ao apelo feito na última semana. 

O chefe da pasta ressaltou a necessidade de conferir se cada cidadão está presente na lista de vacinação, ainda que seja um integrante da faixa etária contemplada da vez. Isso porque, quanto menor é a idade, mais abrangente é o público a ser imunizado.

“E, para tornar o processo mais célere, é necessário que esses dados constem no sistema. É uma exigência dos próprios órgãos de controle para evitar ‘fura-filas'”, concluiu.

Segundo dados apurados pela Prefeitura de Salvador, até o momento, cerca de 2,5 milhões de salvadorenses já atualizaram os dados junto ao SUS.

Deste total, 1,7 milhão realizaram o procedimento no modelo virtual através do site implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no ano passado. Se trata do portal: recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a atualização cadastral do SUS em Salvador foi de 70%. Porém, 84% dos residentes da capital baiana já se mobilizaram para atualizar os dados cadastrais perante o Sistema Único de Saúde. 

A obrigatoriedade deste procedimento vinculado à aplicação da vacina da Covid-19, seja referente à primeira dose ou a dose única, foi necessária justamente para incluir devidamente todos os cidadãos locais no grupo prioritário à vacinação no momento.

Portanto, antes do cidadão se dirigir aos postos de vacinação ele deve verificar se está presente na Relação de Adultos Elegíveis para Vacinação no site da SMS.

Do contrário, é preciso realizar o procedimento presencialmente ou nas Prefeituras-Bairro, ressaltando a necessidade de agendar o atendimento. A cidade de Salvador ainda anunciou um novo mutirão de vacinação para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. 

Nesta segunda-feira, 26, todos os postos de vacinação fixos e drive-thru estarão com os atendimentos voltados exclusivamente para a conclusão do esquema vacinal. Portanto, a aplicação da primeira dose do imunizante está suspensa durante esta segunda. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.