Novo grupo já pode agendar saque de ‘valores esquecidos’

O resgate de ‘valores esquecidos’ continua a todo o vapor. Desta segunda-feira, 14, em diante, é a vez dos brasileiros nascidos entre 1968 e 1983 ou empresas abertas neste mesmo período realizarem uma nova consulta e o agendamento para reaver o dinheiro esquecido junto à instituição financeira devedora. 

As primeiras etapas relacionadas aos ‘valores esquecidos’ devem ser feitas pelo site Valores a Receber. O portal foi criado e disponibilizado pelo Banco Central (BC), para auxiliar na consulta e agendamento. No entanto, a etapa final de resgate deve ser feita somente através do portal Gov.br ou diretamente na instituição financeira. 

As consultas de ‘valores esquecidos’ foram liberadas no dia 13 de fevereiro, desde então milhares de brasileiros têm criado expectativas perante qualquer quantia que tenham deixado de fazer o usufruto. 

Embora em alguns casos a expectativa tenha sido motivo para um banho de água fria ao descobrir que o dinheiro esquecido não passava de centavos, ainda assim o processo pode ser de extrema importância, pois há casos em que o cidadão realmente pode se surpreender positivamente.

Para isso, basta acessar o site Valores a Receber e fornecer o número do CPF e data de nascimento. Se o cidadão ou empresa tiver algum dinheiro esquecido, no mesmo instante ele será notificado com uma mensagem dando instruções de data e horário para retorno no mesmo portal. Destacando que, se a data original não for respeitada, haverá uma repescagem posteriormente. 

Além disso, todo o resgate de ‘valores esquecidos’ requer contas nível prata ou ouro no portal Gov.br. O portal FDR ensinou detalhadamente como turbinar a sua conta aqui. No mais, é preciso saber que, feito o pedido de resgate, a instituição financeira tem o prazo de 12 dias úteis para efetuar a transferência. 

Segundo informações do BC, cerca de 114 milhões de pessoas físicas e 2,7 milhões de pessoas jurídicas já acessaram o site de consultas criado pela entidade para verificar se existem ‘valores esquecidos’. Do total de buscas, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil pessoas jurídicas foram positivamente surpreendidas pela possibilidade de resgatar algum saldo. 

O processo de liberação de ‘valores esquecidos’ funciona da seguinte maneira, as pessoas nascidas antes de 1968 ou que abriram uma empresa antes deste período, tiveram a chance de tomar conhecimento sobre os saldos e solicitar o resgate entre o período de 7 a 11 de março na mesma plataforma de busca. 

O segundo grupo de busca dos ‘valores esquecidos’ é composto pelos cidadãos nascidos entre 1968 e 1983, bem como empresas consolidadas neste período. Neste caso, o prazo de resgate será entre 14 e 18 de março e a repescagem no dia 29 de março, em ambos os prazos o horário é o mesmo já informado anteriormente.

Por fim, o último grupo apto a resgatar ‘dinheiro esquecido’ é aquele composto por nascidos em 1984 em diante ou que abriram empresa neste ano. A data de agendamento para resgate desse grupo será entre 21 e 25 de março e a repescagem no dia 26 de março. 

Tanto a data original quanto a de repescagem permitirá os resgates no mesmo horário, das 04h às 24h. Se ainda assim o cidadão perder a data de repescagem, uma nova solicitação poderá ser feita a partir do dia 28 de março, independentemente da data de nascimento ou criação da empresa. 

No mês de maio uma outra rodada de consultas entrará em vigor, disponibilizando mais R$ 4,1 bilhões. Confira detalhadamente o passo a passo para a retirada de valores a seguir:

  • Passo 1 – Acessar o site de consulta na data e período informado para saque do primeiro período. Quem se esquecer deve aguardar até o dia 7 de março;
  • Passo 2 – Fazer login na plataforma Gov.br através de conta nível prata ou ouro. Quem não possuir conta junto ao Governo deve criar um cadastro e, de preferência, fazer o acesso usando os dados bancários para atingir o nível prata. Não é recomendado criar a conta e elevar o nível no dia de agendamento do resgate;
  • Passo 3 – Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  • Passo 4 – Verifique o valor a receber que será devolvido pela instituição de origem;
  • Passo 5 – Clique na opção indicada: “Solicitar por aqui”. A instituição financeira não irá oferecer a devolução via PIX. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.