Dinheiro esquecido: Banco Central vai divulgar regras para herdeiros resgatarem valores

Há dias o Banco Central (BC) tem divulgado a possibilidade de resgate de dinheiro esquecido por parte de cidadãos comuns e empresas. Agora chegou a vez dos herdeiros que poderão reaver quantias deixadas por entes queridos junto a instituições financeiras. 

Por hora, o Banco Central já organizou todo o procedimento de consulta e resgate do dinheiro esquecido com base na data de nascimento do cidadão ou de criação da empresa, os quais foram distribuídos por grupos. Porém, no caso específico dos herdeiros, a entidade ainda deve divulgar em breve o procedimento a ser realizado por terceiros perante a lei. 

Na hipótese do dinheiro esquecido a ser resgatado por herdeiros, procuradores, tutores, curadores, inventariantes e responsáveis por menores não emancipados, será preciso aguardar por mais instruções. Considerando que o calendário é escalonado, chegou a vez dos cidadãos nascidos e empresas consolidadas em 1968 consultarem a agendarem o resgate dos valores.

O procedimento é realizado pelo Sistema Valores a Receber (SVR), elaborado e hospedado junto ao site do Banco do Brasil. As consultas foram liberadas no dia 14 de fevereiro para que os cidadãos e empresas pudessem saber se tinham ou não algum valor a receber. Agora, a consulta possibilita ver o valor e agendar o resgate. 

A expectativa é para que a primeira etapa de liberação do dinheiro esquecido possa contemplar 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas por meio da distribuição do montante de R$ 3,9 bilhões. A segunda etapa deve ser iniciada no dia 2 de maio, cujo montante viabilizado deve ser de R$ 4,1 bilhões a serem resgatados. 

Se o cidadão ou empresa realmente possuir algum saldo residual junto a instituições financeiras ou órgãos públicos, o próprio site de consulta irá informar a data e horário em que deverá ser feito um retorno para agendar a retirada dos valores. No entanto, é crucial obter uma conta nível prata no site Gov.br, tendo em vista a demanda de autenticação como o reconhecimento facial e autorização pelo aplicativo. 

Etapas de consulta

As pessoas nascidas antes de 1968 ou que abriram uma empresa antes deste período, terão a chance de tomar conhecimento sobre os saldos e solicitar o resgate entre o período de 7 a 11 de março na mesma plataforma de busca.

Conforme informado acima, ao realizar a busca serão dadas as instruções sobre data e horário para o agendamento. Logo, quem perder o horário deverá se atentar à repescagem prevista para o sábado seguinte, dia 12 de março, entre 04h e 24h. 

O segundo grupo de busca dos valores esquecidos é composto pelos cidadãos nascidos entre 1968 e 1983, bem como empresas consolidadas neste período. Neste caso, o prazo de resgate será entre 14 e 18 de março e a repescagem no dia 29 de março, em ambos os prazos o horário é o mesmo já informado anteriormente.

Por fim, o último grupo apto a resgatar dinheiro esquecido é aquele composto por nascidos em 1984 em diante ou que abriram empresa neste ano.

A data de agendamento para resgate desse grupo será entre 21 e 25 de março e a repescagem no dia 26 de março. Tanto a data original quanto a de repescagem permitirá os resgates no mesmo horário, das 04h às 24h. Se ainda assim o cidadão perder a data de repescagem, uma nova solicitação poderá ser feita a partir do dia 28 de março, independentemente da data de nascimento ou criação da empresa. 

Neste sentido, o Banco Central informou que de toda maneira, não há com o que se preocupar, pois mesmo se as pessoas não se atentarem às datas informadas, os valores permanecerão guardados nas respectivas instituições até que o saque seja solicitado. Ressaltando que, feito o pedido de saque, a instituição financeira tem o prazo de até 12 dias úteis para liberar o dinheiro por meio de transferência bancária para conta a ser informada. 

Passo a passo para consultar dinheiro esquecido

  • Passo 1 – Acessar o site de consulta na data e período informado para saque do primeiro período. Quem se esquecer deve aguardar até o dia 7 de março;
  • Passo 2 – Fazer login na plataforma Gov.br através de conta nível prata ou ouro. Quem não possuir conta junto ao Governo deve criar um cadastro e, de preferência, fazer o acesso usando os dados bancários para atingir o nível prata. Não é recomendado criar a conta e elevar o nível no dia de agendamento do resgate;
  • Passo 3 – Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  • Passo 4 – Verifique o valor a receber que será devolvido pela instituição de origem;
  • Passo 5 – Clique na opção indicada: “Solicitar por aqui”. A instituição financeira não irá oferecer a devolução via PIX. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.