Começa hoje o prazo para resgate de ‘dinheiros esquecidos’; confira calendário

Começa hoje, 7, o prazo de resgate dos “dinheiros esquecidos” por pessoas físicas e jurídicas em bancos e instituições financeiras. Neste primeiro período podem consultar e resgatar os valores as pessoas e empresas nascidas e criadas antes de 1968. Confira os detalhes. 

Como dito acima, este primeiro período, as consultas e solicitações de resgate de valores serão liberadas apenas para pessoas nascidas e empresas criadas antes de 1968. Para os outros, os recursos serão liberados nas próximas semanas.

Os agendamentos foram organizados de acordo com o ano de nascimento da pessoa física ou o ano de criação da pessoa. Confira o calendário:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Como consultar o valor e solicitar o resgate

  • Entre no site Valores a Receber na data e no período comunicado anteriormente
  • Entre no sistema com sua conta gov.br
  • Leia e aceite o Termo de Responsabilidade
  • Confira:
    1)  o valor que tem a receber
    2) o banco que devolverá o valor;
    3) a origem (tipo) do valor a receber
    4) informações adicionais, se for o caso
  • Vá na opção indicada pelo sistema:
  1. “Solicitar por aqui” a opção quer dizer que a instituição oferece a devolução do dinheiro através do PIX em até 12 dias úteis:
    –  Escolher uma das chaves PIX e informar os dados pessoais;
    – Guarde o número de protocolo, caso venha a precisar entrar em contato com a instituição
  2. “Solicitar via instituição” já esta opção significa que a instituição não possui a devolução via PIX, sendo necessário contatar o banco através do telefone ou e-mail informado para combinar como será efetuada a devolução.

Quem precisar consultar os canais de atendimento do banco, é necessário clicar no nome do mesmo na página de informações dos Valores a Receber.

O Banco Central explicou que a consulta inicial pode ser realizada em qualquer momento. Se o usuário não acessar o sistema na data e período informado para ele, será preciso retornar no sábado da repescagem, segundo o calendário. A repescagem acontecerá entre às 4h e 24h.

Já quem também perder o sábado de repescagem, irá poder consultar ou pedir o resgate do dinheiro a partir do dia 28/03.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.