‘Dinheiro esquecido’: 81% das pessoas não têm valores a receber; quando será próxima consulta?

Somente no primeiro dia de operação do novo site do Valores a Receber do Banco Central, 81% das consultas não encontraram dinheiro esquecido nos bancos, de acordo com o BC. Os dados são provenientes das consultas realizadas até às 18h30 de ontem, 14. No total foram realizadas 37.335.857 consultas.

De acordo com o BC, 36.526.974 realizaram a consulta utilizando o CPF. Deste total, 29.592.071 não encontraram valores esquecidos. Já 6.934.903, por sua vez,  encontraram algum saldo.

No caso de consultas realizadas por pessoas jurídicas, PJ, usando o CNPJ, o BC informou que 737.729 não encontraram nada em contas antigas e 71.154, encontraram saldo esquecido.

Em maio haverá uma nova fase de liberação de valores esquecidos. Sendo assim, muitos que não encontraram valores a receber nesta primeira etapa, podem encontrar na próxima. 

Na primeira fase, foram liberados cerca de R$ 4 bilhões para consulta, porém segundo estimativas do BC, existem R$ 8 bilhões a serem devolvidos a pessoas físicas e jurídicas.

Passo a passo para conferir se possui valores a receber

  • Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br
  • Digite o seu CPF ou CNPJ para saber se possui valores esquecidos em bancos
  • Caso tenha, guarde a data que o sistema irá informar. Na data indicada é que usuário saberá o valor exato que tem a receber e poderá pedir a transferência, que será feita a partir de 7 de março, no mesmo site.
  • O dinheiro pode ser resgatado através do PIX. No caso dos usuários que não tiverem PIX ou que preferirem indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será efetuado o depósito.

Neste momento, o sistema apenas informa se o cliente possui ou não dinheiro a receber referente aos recursos disponibilizados na primeira fase e o usuário recebe uma data e que precisará acessar o site novamente para uma nova consulta e pedir o resgate, seguindo a data de nascimento do cliente ou de criação da empresa.

Conta gov.com

É importante destacar que para solicitar o resgate dos valores é preciso possuir uma conta gov.br. Quem ainda não tiver uma, deve se cadastrar de forma gratuita pelo site ou por aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.