Banco Central volta a liberar pesquisa por ‘dinheiros esquecidos’ nos bancos

O Banco Central volta a liberar hoje, 14, o sistema “Valores a Receber”, que ajuda os consumidores de serviços bancários a encontrar valores “esquecidos” no bancos. O novo site foi criado após o primeiro não ter suportado o grande número de acessos. Saiba como consultar.

Passo a passo para conferir se possui valores a receber 

  • Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br
  • Digite o seu CPF ou CNPJ para saber se possui valores esquecidos em bancos
  • Caso tenha, guarde a data que o sistema irá informar. Na data indicada é que usuário saberá o valor exato que tem a receber e poderá pedir a transferência, que será feita a partir de 7 de março, no mesmo site.
  • O dinheiro pode ser resgatado através do PIX. No caso dos usuários que não tiverem PIX ou que preferirem indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será efetuado o depósito.

Conta gov.com 

É importante destacar que para solicitar o resgate dos valores é preciso possuir uma conta gov.br. Quem ainda não tiver uma, deve se cadastrar de forma gratuita pelo site ou por aplicativo.

A conta gov.br possui três níveis de confiabilidade: bronze, prata e ouro. O nível bronze é o mais básico, e os usuários o conquistam assim que o cadastro é efetuado, o que normalmente acontece por meio do formulário online do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou da Receita Federal. 

Para que o usuário consiga subir para os outros níveis e conquiste acesso as transferências no site do Banco do Brasil, é preciso confirmar a identidade por meio de qualquer um dos processos indicados nas plataformas gov.br.

A estimativa do BC é que nesta primeira etapa do “Valores a Receber”, um montante de R$3,9 bilhões esteja retido por conta das situações abaixo:

  • Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível
  • Tarifas e parcelas ou obrigações ligadas a operações de crédito cobradas de forma indevida, desde que a devolução tenha previsão em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
  • Recursos não procurados relacionados a grupos de consórcio encerrados

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.