Auxílio Brasil: pagamentos de março começam nesta semana; confira calendário

O Auxílio Brasil, principal programa de transferência de renda do governo federal, pagará a quinta parcela neste mês de março. Estima-se que 18 milhões de famílias recebam um valor mínimo de R$ 400. O valor pode ser maior, dependendo da quantidade de benefícios concedidos.

Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social), começando por 1 e terminando por 0. Desse modo, os beneficiários com NIS final 1 receberão o Auxílio Brasil na próxima sexta-feira, dia 18.

Os pagamentos serão retomados na segunda-feira, atendendo os que possuem NIS final 2, e só terminam no dia 31 de março, com NIS final 0. Veja como ficou o calendário de março:

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é voltado para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. Além de estar com o cadastro atualizado nessa base de dados, é necessário que a família atenda aos seguintes critérios:

Como se cadastrar?

Não é possível fazer um cadastro direto no programa. Em vez disso, as famílias interessadas devem se cadastrar ou atualizar seu cadastro no CadÚnico. Depois disso, é necessário solicitar a participação no Auxílio Brasil.

A cada mês, novas famílias são inclusas no programa. Esse processo de inclusão depende da disponibilidade de orçamento.

Como sacar o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é depositado em uma Conta Poupança Social, da Caixa Econômica Federal. É a mesma conta utilizada para pagar o Auxílio Emergencial.

Quem já é correntista do banco pode sacar ou fazer compras com o dinheiro usando o cartão de débito.

Para os demais, é possível movimentar o dinheiro através do app Caixa Tem. Confira nosso tutorial sobre o Caixa Tem.

É ainda possível sacar o dinheiro em agências da Caixa e casas lotéricas, usando o cartão do Auxílio Brasil, o cartão do Bolsa Família, o Cartão do Cidadão ou documento de identidade.

YouTube video player
Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile