Imposto de Renda 2020: 3 milhões ainda não declararam; saibas as consequências

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 termina hoje (30) e cerca de 3 milhões de pessoas ainda não realizaram o envio do documento para a Receita. Até o fim da manhã de hoje, 29.146.625 declarações foram recebidas pelo sistema da Receita Federal o que equivale a cerca de 91% do total de 32 milhões que são aguardadas.

Imposto de Renda 2020: 3 milhões ainda não declararam; saibas as consequências
Imposto de Renda 2020: 3 milhões ainda não declararam; saibas as consequências (Superintendência da Receita Federal, em Brasília.)

O prazo de entrega este ano foi ampliado em decorrência da pandemia do coronavírus. A data inicial estava marcada para 30 de abril e foi estendido para 30 de julho. O contribuinte que entregar a declaração fora do prazo ou deixar de entregá-la pagará uma multa que vai de R$4.165,74 a até 20% do imposto devido.

O vencimento das cotas também foi alterado. A primeira ou única cota vence hoje e as demais vencem no último dia útil dos meses seguintes.

A Receita aconselha que o contribuinte não deixe de entregar a declaração mesmo que surjam dúvidas a respeito de seus dados ou se falta alguma documentação, é recomendável entregar no prazo e corrigir posteriormente os eventuais erros que possam ter acontecido.

O contribuinte que precisa realizar o ajuste da declaração tem até cinco anos para retificar, desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2020

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile