Restituição do Imposto de Renda começa a cair nas contas dos brasileiros; veja se você está na lista

A restituição do Imposto de Renda, distribuída em cinco lotes ao longo do ano, será paga aos contribuintes que efetuaram pagamentos em excesso ou tiveram valores retidos no ano anterior. A Receita Federal será responsável por realizar a compensação desses valores.

Restituição do Imposto de Renda começa a cair nas contas dos
brasileiros; veja se você está na lista. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

As restituições serão pagas de maio a setembro, seguindo um calendário estipulado pela Receita Federal. Os primeiros lotes serão destinados aos beneficiários que apresentarem suas declarações do Imposto de Renda logo no início, bem como àqueles pertencentes a grupos prioritários.

Porém, no último dia 30, a Receita Federal deu início aos pagamentos das restituições para os contribuintes que caíram na malha fina. Dessa forma, aproximadamente 353.348 pessoas que regularizaram suas pendências com o Fisco receberão os valores de restituição nos próximos dias.

Para verificar se você está entre os beneficiários deste pagamento, basta acessar o portal da Receita Federal, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição“.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o restituição do Imposto de Renda, confira.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

Calendário de restituição

O primeiro lote começará a ser pago no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra a possibilidade de realizar a declaração do IR. Confira o calendário completo:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile