INSS libera presente para todos os aposentados e pensionistas; veja quando vai receber

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou uma excelente notícia para os aposentados e pensionistas do INSS: a aprovação de uma redução significativa nos juros de empréstimo consignado, proporcionando um alívio financeiro para milhares de beneficiários.

INSS libera presente para todos os aposentados e
pensionistas; veja quando vai receber. (Imagem: FDR)

A medida tem o objetivo de tornar mais acessível o crédito para essa parcela da população, assim,  o empréstimo ficará mais barato, com o teto saindo de 1,76% ao mês para 1,72%. Já para o cartão de crédito e cartão consignado de benefícios a taxa chegará em 2,55% ao mês.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre empréstimo consignado, confira.

Empréstimo mais barato

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União com a determinação da taxa. Agora, , os bancos ficam proibidos de oferecer empréstimos e cartões com juros superiores à taxa. Essa redução está acontecendo de acordo com a redução da taxa básica de juros da Selic, que está em 11,25%.

Empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado é uma opção na qual aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar valores com desconto direto em seus benefícios.

Assim, o limite máximo de comprometimento da renda mensal é de 45%, dividido em 35% para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, com possibilidade de parcelamento em até 84 meses, ou seja, sete anos.

Os juros desses empréstimos são limitados, ou seja, a instituição financeira pode cobrar menos, mas não pode cobrar mais do que a taxa, que tem suas regras controladas pelo Conselho de Previdência.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento de quem está solicitando, seja um trabalhador com carteira assinada, aposentados ou pensionistas do INSS. Esse desconto é feito de forma automática, antes mesmo do salário ou benefício ser disponibilizado na conta bancária.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile