Concurso Nacional Unificado adiado; nova data já foi revelada? confira

Conhecido como Enem dos concursos, o Concurso Nacional Unificado foi adiado pelo Governo Federal após as fortes chuvas que vem atingindo o Rio Grande do Sul nos últimos dias. As provas seriam realizadas em todo o Brasil hoje (5).

Concurso Nacional Unificado adiado; nova data já foi revelada? confira. (Imagem: FDR)

De acordo com a ministra Esther Dweck, a medida foi tomada pensando na segurança de todos os candidatos e funcionários. 

Ainda segundo o ministério, os testes já haviam sido distribuídos para 65% dos locais de prova. Dweck mencionou que os materiais serão coletados novamente e é altamente provável que, quando o concurso for reagendado, as mesmas provas sejam utilizadas.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o edital do Concurso Nacional Unificado, confira.

Qual é a nova data do Concurso Nacional Unificado?

Apesar das declarações, a nova data para realização das provas ainda não foi revelada, já que depende tanto da situação do Rio Grande do Sul, quanto das questões de logística para entrega das provas e reserva de salas.

Para este domingo (5), estava reservadas cerca de 65 mil salas em mais de 4.000 locais espalhados pelo Brasil para aplicação da prova.

Os editais do concurso não preveem a reaplicação das provas em nenhuma circunstância, mesmo em situações de desastres naturais. Para viabilizar o adiamento, um acordo foi firmado no Palácio do Planalto entre a União, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU) e o estado do Rio Grande do Sul, por meio da Procuradoria do Estado.

Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado teve cerca de 2,1 milhões de inscrições, assim, a prova seria realizada em 228 cidades, embora os inscritos sejam de 5.555 municípios, abrangendo quase todo o país.

No Rio Grande do Sul, houve 80.348 inscrições, representando 4% do total. Esses candidatos seriam distribuídos em dez cidades para a aplicação das provas: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile