GOLPE em pagamentos por aproximação gera milhares de vítimas; saiba como se proteger

Durante a pandemia da Covid-19, o pagamento por aproximação do cartão se popularizou. Com o risco de ser contaminado por um vírus desconhecido, a melhor maneira era evitar o contato com objetos tocados por outras pessoas. Porém, a modalidade apresenta um problema na segurança: os usuários podem sofrer com o golpe da maquininha. Saiba como se proteger. 

GOLPE em pagamentos por aproximação gera milhares de vítimas; saiba como se proteger
Imagem: FDR

O golpe da maquininha é feito quando se é colocado um valor na máquina de pagamento e encostam o cartão de outras pessoas, que pode estar no bolso de trás, na bolsa deles ou até ter sido furtado. Como esse tipo de transação não precisa de senha para ser aprovado, o valor pode ser debitado na conta da vítima sem que ela perceba até ser tarde demais. 

Para realizar o pagamento de uma compra por aproximação é possível utilizar um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia, ou através de um smartphone, smartwatch ou pulseira que tenham a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade) habilitada.

Como se proteger do golpe em pagamentos por aproximação?

Para se proteger dos golpes da maquininha, os brasileiros precisam tomar alguns cuidados. Entre eles, estão:

A especialista Laura Alvarenga reuniu outras dicas para evitar cair em armadilhas criadas por golpistas. Leia aqui. 

Após golpe em pagamentos por aproximação, o que fazer?

 

Marina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile