Você precisa seguir estas dicas para não cair em golpes em 2023

Somente no período de sete meses, o Brasil registrou mais de mil tentativas de golpes. O total de ataques registrados foi de cinco milhões, um crescimento de 97% em comparação ao ano de 2021

Com o passar do tempo, os golpes ficam cada vez mais elaborados e de difícil descoberta. No entanto, há formas de se proteger e de identificar quando está sendo enganado, já que a “engenharia” para desenvolver um golpe financeiro costuma ser a mesma em vários casos.

Frases como “você ganhou” ou “você tem direito” são as mais usadas em mensagens fraudulentas enviadas via SMS, WhatsApp e e-mails. No entanto, essa não é a única estratégia para chamar a atenção das vítimas. Golpistas costumam vincular as mensagens a assuntos que estejam repercutindo na imprensa e que as pessoas estão buscando informações.

Dicas para evitar golpes em 2023

Desconfie do que parece bom demais para ser verdade

Apesar do Brasil ser o país da América Latina que mais usa o cartão de crédito, não é tão simples conseguir crédito na praça. Se a proposta parece que caiu do céu e oferece crédito na hora, limite alto e juros zero, preste muita atenção, pois pode ser fake

Tem que ser correspondido

Não faça transferência ou depósito antes de receber qualquer garantia ou quantia. Instituições financeiras confiáveis não costumam pedir nada antes de liberar crédito.

Caso seja uma mensagem com a foto de um familiar ou amigo, tente ligar para a pessoa por outro número ou contatar alguém próximo a ela para descobrir se é realmente ela que está pedindo o dinheiro. 

Mal conheceu e já quer as chaves de casa? 

Não passe seus dados pessoais nem empreste seu cartão para quem você não conhece bem. Normalmente nenhuma instituição financeira solicita senha e dados do cartão de crédito via celular. 

Suspeite de links

Evite clicar no link de procedência duvidosa, pois ao acessar ele você pode se tornar vítima de diversos tipos de fraudes digitais. Suspeite sempre e assegure-se de que se trata de um contato de uma instituição oficial. 

Não tenha vergonha de questionar tudo até você ter certeza das intenções desse contato. Se for o contato de algum familiar ou amigo, questione se ele realmente pediria alguma ajuda financeira desse jeito para você. Suspeite sempre e bloqueie o contatinho que tem cara de golpe.

Confira Avaliações

A reputação é essencial para qualquer negócio. Confira as avaliações que já existem sobre a marca e desconfie se não achar nenhuma. Caso esteja em dúvida, contate o canal principal da empresa e fale o que está sendo passado.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile