Atenção! Veja motivo ESPECIAL porque não é recomendado atrasar entrega do IRPF

Faltam poucos dias para a Receita Federal encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Muito se fala sobre a necessidade de entregar o documento no início do prazo, ou pelo menos antes que ele se encerre. Mas, um motivo especial torna essa regra ainda mais necessária. 

IRPF
Atenção! Veja motivo ESPECIAL porque não é recomendado atrasar entrega do IRPF
(Foto: FDR)

A declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) começou a ser entregue em março. Os contribuintes ganharam pouco mais de dois meses para enviar o documento, com o encerramento em 31 de maio. A Receita Federal oferece pelo menos três canais para que a declaração seja postada. 

Por que a declaração do IRPF não pode ser entregue atrasada?

Quando o contribuinte demora para entregar a declaração do IRPF ele fica com pendências constando na Receita Federal. Essas pendências só somem quando o cidadão finalmente cumpre com a sua obrigação e faz o envio do documento. 

As consequências são:

Não pode enviar a declaração do IRPF fora do prazo?

Na verdade, pode sim. A Receita Federal aceita que os contribuintes entreguem a declaração do IRPF fora do prazo. No entanto, até que o documento seja enviado são aplicadas todas as consequências mencionadas acima. 

Motivo especial para enviar a declaração do IRPF dentro do prazo

Os contribuintes têm até 31 de maio para entregarem a declaração do IRPF. Quem respeitar o prazo regular que foi estabelecido pela Receita Federal será beneficiado com:

Eu explico mais sobre a restituição do Imposto de Renda nesta matéria

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile