Imposto de Renda 2024: Como saber em que lote vou receber a restituição?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 começa no próximo dia 31 de maio. Na mesma data será encerrado o prazo de entrega da declaração. Ao todo a Receita prevê cinco lotes regulares e outros cinco residuais.

Imposto de Renda 2024: Como saber em que lote vou receber a restituição? (Imagem: FDR)

A restituição do Imposto de Renda 2024 deve ser paga ao contribuinte que pagou mais imposto do que deveria em 2023. O pagamento é feito em lotes, sendo que o primeiro terá depósitos no dia 31 de maio. Após os depósitos dos lotes regulares serão iniciados os dos residuais.

O número de pessoas inseridas em cada lotes é definido pela Receita Federal entre os dias 10 e 12 de cada mês, porque é nesse período em que o orçamento do próximo mês é definido.

Prioridade na restituição do Imposto de Renda

Antes de conferir mais informações sobre os lotes em si, é importante entender como a Receita faz o pagamento. Em geral ele acontece em ordem de prioridade, conforme abaixo:

  1. Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  2. Idosos com idade entre 60 e 79 anos, cidadão com deficiência física ou mental ou com moléstia grave;
  3. Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
  4. Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
  5. Demais contribuintes.

Isso significa que em geral a única ação do contribuinte que pode o colocar como prioridade é escolher receber via PIX ou usar a declaração pré-preenchida. Os demais critérios não são modificáveis,

Diferença entre lote regular e residual

Os dois lotes já têm datas definidas para o pagamento da restituição. A grande diferença é que o lote residual é voltado aos contribuintes que por algum motivo tiveram a declaração na malha fina.

Isso porque quando a declaração cai nesse sistema é sinal de que algum problema foi encontrado. A partir disso o contribuinte tem a oportunidade de fazer as correções ou comprovações necessárias e então receber a restituição.

Inclusive, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a malha fina foi reforçada nesse ano, veja como evitar cair nela.

Lotes da restituição 2024

Lote  Data
1º  31/05/2024
2º  28/06/2024
3º  31/07/2024
 30/08/2024
5º  30/09/2024
1º Lote Residual  31/10/2024
2º Lote Residual  29/11/2024
3º Lote Residual  31/12/2024
4º Lote Residual 31/01/2025
5º Lote Residual 28/02/2025

 

Imposto de Renda 2024: Como saber em que lote vou receber a restituição? (Imagem: FDR)

Reajuste na restituição 2024

Apenas os contribuintes que receberem a partir do segundo lote terão o valor corrigido, isso acontece porque o primeiro lote será pago logo após o encerramento do prazo. Segundo as informações divulgadas pela Receita até agora, o primeiro lote não terá reajuste. Enquanto o segundo terá correção pela taxa Selic de 1,00%.

Por isso pode ser mais interessante receber a partir do segundo lote, do que ser contemplado logo no primeiro. A taxa Selic é a taxa básica de juros adotada no Brasil e influencia outras taxas de juros, como taxas de empréstimos, financiamentos, aplicações e a correção do IRPF.

Como saber qual é meu lote de restituição?

A consulta ainda não está aberta, a previsão é de que os contribuintes possam consultar apenas uma semana antes da data prevista para o pagamento. Quando for disponibilizada a consulta, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do governo federal, na aba ‘Consultar restituição de imposto de renda’
  • Informe o número do seu CPF;
  • Digite a data de nascimento;
  • Selecione o ano em exercício, nesse caso, 2024.

A orientação é para que o contribuinte que caiu na malha fina faça as correções necessárias o mais rápido possível. O prazo para entrega da declaração será encerrado no próximo dia 31 de maio, quem não fizer a entrega até lá terá que pagar multa.

Os contribuintes podem usar a declaração para fazerem doações aos moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas, veja como.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.