Idade MÍNIMA para aposentadoria do INSS ganha novo prazo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela aposentadoria de aproximadamente 22,7 milhões de brasileiros. Considerado um dos pilares do Governo Federal, o órgão oferece diversos três tipos de aposentadoria aos beneficiários desde a Reforma da Previdência em 2019. Uma dessas modalidades passou por um ajuste neste ano. 

Idade MÍNIMA para aposentadoria do INSS ganha novo prazo
Imagem: FDR

A aposentadoria por idade mínima é uma das modalidades ofertadas pelo INSS. Além dela, o trabalhador pode dar entrada no benefício nas categorias de: aposentadoria especial e aposentadoria por invalidez. Desde 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de ser uma opção, restando apenas algumas regras de transição.

Porém, em 2024, o Instituto decidiu adaptar o seu sistema à realidade dos trabalhadores brasileiros. Agora, mulheres com mais de 30 anos de contribuição ao INSS e homens com mais de 35 anos podem se aposentar sem a exigência de uma idade mínima específica. Porém, segundo a especialista Laura Alvarenga, a modalidade de aposentadoria por idade mínina não deixou de existir. Confira os critérios.

Mudanças do INSS

Regras de transição do INSS

 

Marina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile