AUMENTO salarial foi aprovado dentro do INSS alegrando os IDOSOS

Uma boa notícia para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024: um ajuste nos valores do benefício foi anunciado para os que recebem mais que um salário mínimo, indicando um reajuste que deve impactar diretamente na qualidade de vida dos brasileiros

AUMENTO salarial foi aprovado dentro do INSS alegrando os IDOSOS
Imagem: FDR

O acréscimo de 3,71% nos benefícios é um reflexo da adaptação da inflação, o que deve garantir o poder estável de compra dos aposentados e pensionistas frente às variações econômicas. Essa é a menor variação desde 2018 para o Índice de preços ao consumidor (INPC) e será o menor reajuste desde 2019.

A medida entrou em vigor em janeiro deste ano. Os benefícios concedidos antes de 2023 receberão valor integral. A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica as modalidades de aposentadoria oferecidas pelo INSS. Confira.

 

Reajuste do INSS

  • Em 2024, os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo tiveram um reajuste de 3,71%. O percentual é baseado no INPC de 2023; 

  • O teto do INSS em 2024 é de R$ 7.786,01. Nenhum beneficiário do INSS pode receber mais do que esse valor, mesmo que tenha contribuído por um salário maior;

  • Aposentados e pensionistas que recebem até R$ 2.640,00 mensalmente estão isentos do Imposto de Renda. Para quem recebe acima desse valor, há uma tabela progressiva de desconto.

Como solicitar aposentadoria pelo aplicativo Meu INSS?

Agora, solicitar o benefício previdenciário está cada vez mais fácil e rápido. Com a implementação do Meu INSS, o segurado não precisa sair de casa para enfrentar longas e demoradas filas nas agências do INSS.

Veja o passo a passo: 

  • Acesse o aplicativo Meu INSS e faça o login com gov.br;

  • Selecione a opção “Agendar Perícia”,

  • Clique em “Perícia Inicial”;

  •  Ao surgir a pergunta “Você possui atestado médico?”, o usuário deve responder “sim” e anexar o documento. 

Após a solicitação, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo. Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos pelo site ou aplicativo, e pela Central de Atendimento 135.

Outras informações do INSS estão disponíveis aqui

Marina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile