Famosa empresa brasileira fecha mais de 80 lojas e brasileiros lamentam

O Brasil possui diversas empresas que conseguem criar um vínculo com os consumidores. É o caso desta varejista que não atravessa uma boa fase e teve que fechar mais de 80 lojas. Confira os detalhes.

Famosa empresa brasileira fecha mais de 80 lojas e brasileiros lamentam (Imagem: FDR)
Famosa empresa brasileira fecha mais de 80 lojas e brasileiros lamentam (Imagem: FDR)

No início desta semana, as Lojas Marisa anunciaram o fechamento de 88 lojas, segundo o plano revelado em 2023. A finalidade desta decisão é a de readequar e reestruturar o funcionamento da empresa, visando reduzir o número de lojas que estão causando déficit financeiro.

Marisa fecha mais de 80 lojas no país 

Os investidores comemoraram a decisão da Marisa de fechar estas unidades, uma vez que esta restruturação vai permitir a contenção de despesas e a negociação com fornecedores, trazendo economia para a empresa.

De acordo com o planejamento da empresa, de início a idéia da Marisa era fechar 92 lojas. A finalidade era a de reduzir o número de lojas que provocam déficit financeiro da empresa.

Este plano foi apresentado para o mercado no dia 31 de março, juntamente com os resultados obtidos no ano passado. Diante da avaliação da situação enfrentada pela varejista, foi preciso traçar um plano que poderia salvá-la de decretar falência.

A empresa realizou um investimento total de R$ 44,5 milhões no fechamento das 88 lojas indicadas. Sendo assim, o valor ficou 16% abaixo do previsto para fechar as 92 unidades previstas de início.

Mudanças trazem bons resultados 

Esta decisão tomada pela Marisa já começou a dar bons resultados, prevendo um potencial de captura de EBITDA de cerca de R$ 40 milhões neste ano. Fora isso, a previsão indica ainda um potencial de R$ 60 milhões para 2024.

No decorrer do segundo semestre, as mudanças seguem acontecendo, podendo gerar ainda um adicional de R$ 10 milhões por ano para a Marisa.

Após dois anos de uma intensa e importante reformulação interna, inclusive na estratégia de estilo e produtos, em 2019 a Marisa apresentou ao público mudanças de produto e comunicação que reforçam a ligação da marca com a moda da mulher brasileira.

Ela teve como pano de fundo uma nova coleção com foco em mais moda, mais tendência e mais qualidade.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile