Renan Calheiros faz grave acusação ao sugerir culpado pela alta nos combustíveis

Em uma publicação nada amigável em seu Twitter, o senador Renan Calheiros acusa o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) de ser o grande culpado pela alta da inflação e do preço dos combustíveis. O parlamentar diz que o presidente não se importa com o povo, ao não possuir “propostas claras”.

Na segunda-feira, 6, o presidente Bolsonaro anunciou publicamente uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) com redução de impostos federais. O projeto pode baratear o valor do diesel, da gasolina e do gás de cozinha. 

Paulo Guedes, ministro da economia, afirmou que o projeto traz uma redução de R$ 25 bilhões a R$ 50 bilhões para os cofres públicos, mas não especificou o valor.

Ao anunciar a medida que zera impostos federais como o PIS/Cofins e CIDE sobre os combustíveis, Bolsonaro pressionou os governadores. E disse que a proposta somente será mantida caso hajam mudanças nos impostos estaduais.

O projeto também indica que o ICMS será zerado sobre os combustíveis até dezembro deste ano, mas este é um imposto de âmbito estadual. Para compensar a falta de arrecadação, o governo federal deu sugestões.

Entre elas, a aprovação do projeto aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado Federal, que limita o ICMS em 17%. O que diminuiria o valor do combustível e da energia elétrica.

Acusações de Renan Calheiros

Ainda assim, a medida não parece ter agradado a todos os políticos e brasileiros. Após o anuncio da PEC que pretende diminuir o valor dos combustíveis e demais produtos que estão cada vez mais altos, o senador e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros se manifestou.

Em seu Twitter, Calheiros escreveu uma mensagem em que acusa Bolsonaro de ser o maior culpado pela alta da inflação. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio desse ano o Brasil atingiu inflação de 12,3%.

O resultado pode ser sentido na cesta básica, conta de energia, abastecimento de veículos, e todos os gastos dos brasileiros.

Em resposta ao pronunciamento do senador, outros internautas também demonstraram reprovação às atitudes do atual presidente.

O que pode justificar a sua segunda colocação na pesquisa do Datafolha sobre a candidatura à presidente da República. Em primeiro lugar, fica o ex-presidente Lula (PT).

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile