Indenizações do DPVAT podem ganhar novidades com acordo entre Caixa, CNJ e CJF

A Caixa Econômica Federal, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal de Justiça (CFJ) firmaram um acordo para compartilhamento de dados do seguro DPVAT. Com isso, as ações judiciais para conseguir acesso à indenização se tornarão mais ágeis, beneficiando aqueles que sofrerem acidentes de trânsito.

O DPVAT é um seguro obrigatório que cobre todos os acidentes de trânsito no Brasil em que haja danos a pessoas, não importa se motoristas ou pedestres. Atualmente, os procedimentos para liberar o seguro são lentos, o que desanima as vítimas a fazerem a solicitação.

Mas com o acordo firmado agora, o CNJ e o CFJ terão acesso aos sistemas informatizados da Caixa, enquanto o banco poderá acessar o processo eletrônico na Justiça e a Plataforma Digital do Poder Judiciário. Os presidentes dos três órgãos comemoraram a iniciativa e asseguraram a proteção aos dados compartilhados e o respeito à privacidade das vítimas.

“Esta iniciativa é muito eficiente e permite também uma redução de despesas da Caixa, o que significa um benefício para a população brasileira. […] com esta parceria mediante a Justiça, nós teremos uma melhora ainda maior dos potenciais casos”, comentou o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães.

Como solicitar o seguro

O seguro DPVAT pode ser solicitado em agências da Caixa ou através do app DPVAT Caixa, disponível para Android e iOS. Para acessar, é preciso fazer login com a senha usada em outros apps do banco.

Na página inicial, o usuário deve clicar em “Quero solicitar minha indenização DPVAT”. Em seguida, deve aceitar os termos e condições e informar os dados do acidente. Deverá, também, escolher o tipo de indenização desejada: DAMS (Despesas de Assistência Médica e Suplementares), IP (Invalidez Permanente) ou Morte.

Os dados de vítimas e beneficiários deverão ser preenchidos e os documentos requisitados devem ser anexados (eles variam conforme o tipo de indenização). Por fim, o usuário deve autorizar a Caixa a fazer o depósito da indenização em uma Conta Poupança Digital.

Ainda é preciso pagar o DPVAT?

Não. Desde que a Caixa assumiu a gestão do DPVAT, em 2021, os proprietários de veículos não precisam pagar o seguro, pois o fundo para sua concessão já tem recursos suficientes.

As indenizações anteriores a 2021 continuam a ser administradas pela Seguradora Líder, que foi substituída pela Caixa.

YouTube video player
Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile