Conheça o aplicativo que facilita pagamento de IPVA e multas pelo celular

Pontos-chave
  • A Zapay fez uma parceria com a plataforma de venda de veículos iCarros, do Itaú;
  • Assim, foi lançado um aplicativo que visa tornar o parcelamento de débitos de trânsito ainda mais acessível, disponível na palma da mão do motorista;
  • Por meio do aplicativo, o usuário pode consultar os seus débitos através da placa do carro. Inclusive, pode conseguir o parcelamento do débito em até 12 vezes, ou pagamento à vista pelo Pix. 

Os brasileiros podem pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) e os débitos de trânsito como multas, agora podem ser consultados e parcelados por meio do seu smartphone.

A Zapay fez uma parceria com a plataforma de venda de veículos iCarros, do Itaú e acabou de lançar um aplicativo que visa tornar o parcelamento de débitos de trânsito ainda mais acessível, disponível na palma da mão do motorista. 

A fintech, foi criada em 2017 e já ofertava o serviço no seu site.

Pagamento do IPVA e multas facilitada

Por meio do aplicativo, o usuário pode consultar os seus débitos através da placa do carro. Inclusive, pode conseguir o parcelamento do débito em até 12 vezes, ou pagamento à vista pelo Pix. 

Como no site da empresa, pelo app, também pode ser pago débitos que estejam vencidos, e não constem como dívidas ativas.

Segundo Callebe Mendes, CEO da startup Zapay esse lançamento  é a consolidação do objetivo de sempre buscar alternativas para desburocratizar o processo de pagamento junto ao Detran e facilitar a vida do usuário. “Com o aplicativo, ele consegue resolver tudo direto pelo celular, na palma da mão, o que torna o serviço da Zapay ainda mais dinâmico”, disse.

Como baixar?

O aplicativo está disponível para o sistema iOS e Android, o app da Zapay pode ser baixado nas lojas de apps de forma gratuita. 

Após o download, é necessário fazer o cadastro, e inserir a placa do carro, para consultar multas e débitos em aberto. O condutor vai pode consultar o IPVA, licenciamento, ou as suas multas em menos de 20 segundos.

Além disso,é possível parcelar os débitos do veículo em até 12 vezes no cartão de crédito. O usuário também pode acompanhar o pedido por meio do app e receber notificações sobre o andamento dos pedidos.

IPVA

O IPVA é um imposto Estadual e por isso, suas datas e seus valores variam de um estado para outro.

O Imposto é pago para o Sefaz e não para o Detran, mas é uma das principais dívidas nesse início do ano.

Normalmente, os estados oferecem descontos para aqueles que pagam o imposto de forma integral e adiantada.

Os valores variam de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe, que leva em consideração algumas características dos veículos como marca, modelo e ano de fabricação.

Caso o pagamento do tributo não seja feito,será acrescentado  multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.

Já para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o Detran e CRVA. Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal Dúvidas Frequentes ou pelo Plantão Fiscal Virtual, ferramenta on-line disponível no site da Receita Estadual.

Os impostos inscritos em dívida ativa, os pagamentos devem ser realizados direta e exclusivamente no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.

Zapay

É uma fintech criada com o propósito de facilitar não só o acesso aos débitos, como também as novas formas de pagamento, como por exemplo o parcelamento com cartão de crédito e pagamentos à vista no boleto, proporcionando mais tempo e menos burocracia para as pessoas.

A empresa foi fundada em 2017 em Brasília, a Zapay é uma startup que surgiu com o objetivo de facilitar o pagamento de débitos veiculares, desburocratizando os processos para regularização dos veículos no Brasil. De lá pra cá, a empresa já atendeu mais de 4 milhões de pessoas e regularizou mais de 500 mil veículos.

Os clientes da Zapay conseguem pagar débitos de IPVA, multas, DPVAT e licenciamento em um só lugar, sem filas, com rapidez, praticidade e com o parcelamento do débito em até 12x no cartão de crédito.

Apesar de ainda estar construindo sua história, a Zapay já atraiu a atenção de diversas grandes empresas nacionais e também de fundos de Venture Capital, como a DOMO Invest que fez um aporte SEED de 7,5 milhões de reais na empresa em 2021 (Rodada Seed Zapay).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!