Rodízio de veículos em SP: Veja como funciona trânsito escalonado na pandemia

Nesta segunda-feira (22), entrou em vigou um novo esquema de rodízio na cidade de São Paulo. Este rodízio de veículos em SP funcionará das 20h às 5h nos dias úteis, no sábado e nos feriados. Com isso, fica suspenso o rodízio no horário tradicional, das 7h às 10h, e das 17h às 20h.

Rodízio de veículos em SP: Veja como funciona trânsito escalonado na pandemia
Rodízio de veículos em SP: Veja como funciona trânsito escalonado na pandemia (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Diante desta decisão, A Prefeitura de São Paulo espera reduzir a circulação de pessoas no período noturno. Esta ação busca conter a disseminação da covid-19. De forma prática, a decisão de alterar o esquema de rodízio complementa o toque de recolher decretado pelo governo do Estado.

Este rodízio noturno vigorará inclusive em feriados. A Prefeitura paulista indicou que ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Em caso de descumprimento da regra, a pessoa estará sujeita a uma infração de trânsito de nível médio, resultando em multa de R$ 130,16 e acréscimo quatro pontos na carteira do motorista.

Durante o rodízio, os veículos ficam proibidos de circular em:

Horários definidos para o novo rodízio de veículos em SP

Caminhões seguirão as regras tradicionais do rodízio municipal

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que os caminhões seguirão as regras do rodízio municipal tradicional — das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

Nesses horários, a circulação de caminhões será proibida na área delimitada pelo Mini Anel Viário. Os caminhões também seguem sujeitos às normas específicas da Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC).

Sendo assim, durante a fase emergencial, o rodízio municipal valerá das 20h às 5h e não se aplicará aos caminhões.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile