Mercado Pago e Nubank recebem notificação do Procon; Cadastramento do PIX é o motivo

O Procon de São Paulo notificou nesta segunda-feira (19) o Mercado Pago e o Nubank após reclamações de clientes sobre o cadastro de chaves PIX sem a prévia autorização. Além disso, os usuários relatavam dificuldades no cancelamento. As instituições terão 72 horas para responder aos questionamentos do órgão de defesa do consumidor.

Mercado Pago e Nubank recebem notificação do Procon no início desta semana, após reclamações dos consumidores sobre cadastro das chaves PIX sem autorização
Mercado Pago e Nubank recebem notificação do Procon no início desta semana, após reclamações dos consumidores sobre cadastro das chaves PIX sem autorização (Imagem: FDR)

Abaixo, alguns questionamentos feitos pelo Procon de São Paulo:

Na semana passada, o Procon já havia informado que as instituições que realizassem o cadastro das chaves PIX sem a prévia autorização do cliente, poderiam ser multadas por prática abusiva. A maioria nega que teriam feito cadastros sem o consentimento de seus clientes.

O Nubank e o Mercado Pago afirmam que todas as chaves foram cadastradas com a autorização dos clientes. As instituições alegam que prepararam cuidadosamente um fluxo simples de comunicação e que, no dia 5 de outubro, enviaram via aplicativo um pedido de consentimento a todos os clientes interessados que já haviam feito o pré-registro.

Nubank lidera ranking

Na última quarta-feira (14) o Banco Central (BC) divulgou o ranking parcial com as instituições que mais realizaram cadastros das chaves PIX.

O Nubank desbancou as instituições tradicionais e lidera a lista com cerca de 8 milhões de chaves cadastradas, seguido pelo Mercado Pago com 4,7 milhões de chaves registradas. Em terceiro lugar, o PagSeguro contabilizava 4,3 milhões de registros. Só depois aparecem os tradicionais e cinco maiores bancos do País, que juntos somaram menos registros que as três líderes.

Ao todo, já foram cadastradas cerca de 35 milhões de chaves PIX no BC.

YouTube video player
Sair da versão mobile