Nos últimos dias, clientes do Banco do Brasil (BB) têm reclamado que a instituição financeira tem cadastrado a chave para o acesso ao PIX, nova modalidade de pagamentos do Banco Central (BC), sem a autorização deles.
Durante a primeira semana de cadastros no PIX, quase 25 milhões de chaves haviam sido registradas no Banco Central. A forma de pagamento será lançada no dia 16 de novembro e permitirá transferências instantâneas, 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.
Para ter acesso o usuário precisa cadastrar uma chave de acesso, que pode ser o CPF, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória. Quem possuir mais de uma conta bancária deve criar uma chave PIX diferente para cada instituição.
O cadastro de uma chave PIX não é obrigatório, porém irá facilitar a identificação do cliente e as transações serão feitas de maneira mais ágil. Para receber uma transferência, por exemplo, será preciso fornecer ao pagador apenas a chave cadastrada sem a necessidade dos dados bancários, como conta e agência.
Cadastro sem autorização?
Ao fim da semana passada e início desta, alguns clientes do Banco do Brasil têm se queixado que a instituição financeira tem cadastrado a chave para o acesso ao PIX sem o consentimento deles.
Em nota oficial, o Banco do Brasil informou que o cliente pode ter clicado em algum ‘aceite’ enquanto estava acessando sua conta através do aplicativo, sem ter percebido. Confira a nota na íntegra:
“O Banco do Brasil oferece o cadastramento das chaves PIX nos canais digitais e na agência, seguindo todos os protocolos definidos pelo Banco Central. O registro é feito somente com autorização do cliente, por meio da escolha da chave que deseja cadastrar no BB e com experiência simples, segura e intuitiva.”