Qual a diferença entre impostos federais, estaduais e municipais? Entenda aqui

Durante nossas vidas, nos deparamos com diversos impostos a serem pagos. Independente de ser pessoa física ou jurídica, as cobranças são realizadas em diversos valores. Entre os mais conhecidos, estão o IPVA e o IPTU. Ao todo, são 92 tipos de taxas, de acordo com o Portal Tributário. Eles se referem às cobranças obrigatórias e podem ser realizados de forma direta ou indireta. Confira as diferenças entre os tipos de impostos.

Entenda a diferença entre impostos federais, estaduais e municipais
Entenda a diferença entre impostos federais, estaduais e municipais (Imagem: Reprodução/Google)

As diferenças entre os impostos

Há três tipos existentes — federais, estaduais e municipais..

Os federais arrecadam em torno de 60% do valor total.  Estes estão inclusos o IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Os estaduais ocupam 28% da arrecadações totais, como o ICMS, IPVA, ITCMD. Por último, os municipais captam 5,5% do total nacional, tal como o IPTU, ISS, ITBI.

Impostos federais

O objetivo da coleta federal é de custear os gastos do Estado, para manter o funcionamento. A maior parte dos impostos existentes possuem a cobertura nacional da taxa.

Impostos estaduais

Voltados ao Governo Estadual, com o objetivo de gerar financiamentos e investimentos em todo o estado.

Impostos municipais

Focados na manutenção da administração em determinado município, como forma de oferecer as obrigações públicas aos moradores.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile