A prova de vida dos aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro só voltará a ser realizada em 2021. A Previdência Social do Estado carioca, Rioprevidência acredita que não será possível fazer as avaliações esse ano.
A prova de vida é cobrada anualmente para os aposentados e pensionistas, sendo essa um procedimento obrigatório. A comprovação de vida é realizada de forma presencial, no banco Bradesco, porém, desde março, no início da pandemia do Covid-19, esse serviço foi paralisado.
Quem não faz a prova de vida tem o seu benefício bloqueado, sendo necessário o comparecimento à agência bancária ao qual recebe, porém, por causa do Coronavírus, esse bloqueio não está sendo realizado.
O objetivo dessa comprovação é garantir a segurança dos aposentados e pensionistas evitando assim fraudes e pagamentos indevidos. Por isso, todo o ano é necessário realizar. Quem tem o benefício bloqueado por esse motivo basta comparecer a sua agência bancária e o dinheiro é desbloqueado de forma automática.
De acordo com a Rioprevidência o serviço só voltará a ser fornecido e cobrado quando a Secretaria Estadual de Saúde garantir que é seguro.
Os aposentados e pensionistas estão dentro do grupo de risco, pois são idosos ou pessoas que possuem alguma enfermidade grave, por esse motivo, não faz sentido cobrar o comparecimento dessas pessoas nas unidades de atendimento.
Segundo o presidente do Rioprevidência, Sergio Aureliano, a prova de vida em 2020 não acontecerá, pois a ideia do órgão é iniciar em janeiro e reiniciar a convocação com os nascidos no mês e assim sucessivamente.
Novas tecnologias para a prova de vida
A pandemia de Covid-19 colocou em questão a acessibilidade e informatização de serviços essências. Pensando nisso, a Rioprevidência estuda novas tecnologias para realizar a prova de vida. O INSS, por exemplo, já conta com uma ferramenta para comprovar a vida de seus beneficiários.
Uma das primeiras ideias pensada pelo órgão é criar uma prova de vida digital para aqueles que possuem conta no banco e a digital cadastrada. Além disso, há um estudo para a elaboração de um aplicativo do Rioprevidência.