Rioprevidência vai trazer empréstimo consignado mais vantajoso

Servidores do Rio de Janeiro poderão contar com empréstimos consignados por meio do Rioprevidência. Segundo Sergio Aureliano, presidente da autarquia, está se estruturando um projeto que tenha como finalidade conceder a modalidade de crédito aos cariocas. A operação teria um juros aplicado 50% menores do que nas demais instituições financeiras.

Rioprevidência vai trazer empréstimo consignado mais vantajoso
Rioprevidência vai trazer empréstimo consignado mais vantajoso

Em entrevista ao portal Extra, realizada no dia 5 de dezembro, Sergio falou que o órgão está estudando as possibilidades de passar a fornecer esse serviço ainda em 2020.

Leia também: Empréstimo Agibank: saiba como solicitar

Segundo ele, trata-se de uma medida já prevista na Emenda constitucional 103 (reforma da Previdência), que tem por finalidade aumentar as chances dos trabalhadores solicitarem o crédito. E que pode reduzir em 50% os gastos que os servidores têm em bancos tradicionais.

“Ao mudar a forma de investimento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), está incluído o recurso do empréstimo consignado para os servidores pelo próprio fundo. Com juros baixos, o que tenho a cobrar é a meta atuarial do investimento mais as taxas de administração e o seguro”, explicou.

Hoje em dia, a empresa responsável pela margem do consignado no estado é a Talktelecom. O contrato foi fechado no mês de setembro do ano passado e está em vigência desde então por 180 dias.

A decisão de caráter emergencial ocorreu graças ao pedido judicial, realizado em agosto, impedindo o processo licitatório que autorizaria a contratação de uma empresa gestora.

Além do governo do Rio de Janeiro, o Bradesco e o Banco do Brasil também trabalham em parceria com a Talktelecom para fornecer os mesmos serviços.

Sobre o RioPrevidência

Trata-se de um Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro, criado em 1999 que tem como finalidade arrecadar, assegurar e administrar recursos para os aposentados e pensionistas do estado.

Sua fundação se deu por meio da Lei Estadual nº 3.189 e atualmente é dirigido por meio do Diretor-Presidente é Reges Moisés dos Santos.

A autarquia pública independente é responsável pelo funcionamento da previdência social no estado, tendo que controlar a administração e pagamento dos benefícios previdenciários previstos na legislação estadual, que dispõe sobre o regime previdenciário dos servidores públicos. Atualmente, o Rioprevidência conta com mais de 20 postos e agências distribuídos em todo o Estado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.