Veja erros que não podem ser cometidos quando for pedir sua aposentadoria do INSS

Solicitações da aposentadoria podem ser antecipadas mediante procedimentos corretos. Atualmente, muito se fala sobre as filas nas concessões de benefício do INSS. Para aqueles que desejam dar entrada em suas aposentadorias, o procedimento é longo e passa por uma série de avaliações promovidas pela administração do órgão. Se você deseja começar a receber seus salários de previdência, fique atento as dicas para evitar entraves no processo.  

Veja erros que não podem ser cometidos quando for pedir sua aposentadoria do INSS
Veja erros que não podem ser cometidos quando for pedir sua aposentadoria do INSS (Imagem: Google)

A aposentadoria do INSS é concedida mediante uma série de regras determinadas pelo instituto. Para que o cidadão tenha o benefício aprovado, é preciso estar incluso nas normas que variam de acordo com a profissão, idade e histórico trabalhista.

Abaixo, listamos alguns erros que você deve evitar ao dar entrada no seu pedido previdenciário. Confira:

Documentação incompleta no INSS

O primeiro passo de triagem do INSS se dá a partir da avaliação dos documentos do candidato. Mais do que avaliar a identidade e dados de identificação pessoal, a administração do órgão verifica ponto a ponto do histórico trabalhista. Dessa forma, a carteira de trabalho e guias de recolhimento tornam-se essenciais para a aceitação.

Antes de entrega-los, verifique se seu histórico condiz com a realidade vivenciada e se todos os informes estão devidamente atualizados e aplicados conforme exige o INSS.

A depender do tipo de aposentadoria solicitada, você deverá ser submetido a outros formulários, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário, onde se é calculado o tempo de jornada.  

Dados divergentes 

Similar ao ponto anterior, depois que levantar toda a documentação, você precisa conferir se ela está vigente. Para isso, basta acessar fontes como a Receita Federal e seus históricos de contribuinte para verificar se o pedido de aposentadoria pode ou não ser formalizado. 

Em caso de alteração de endereço, mudança de nome (pessoas casadas e divorciadas), mudança nos meios de contato, entre outras coisas, por mais simples que pareça ser, pode resultar em atrasos de meses na concessão do seu benefício. Dessa forma, é importante verificar se tudo está atualizado nos portais do Governo Federal. 

Não saber em qual regra se encaixa 

Por fim, fique atento as regras do seu perfil previdenciário. Antes de dar entrada é preciso entrar em contato com um agente ou especialista de previdência para que ele verifique seu histórico trabalhista e assim consiga aplica-lo no melhor cenário possível.

Há aposentadoria por tempo de trabalho, sistema de transição, contribuição, entre outras e cada uma delas possui normas diferentes para a aceitação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.