Prova de vida do INSS: Quem é obrigado a fazer? Tire suas dúvidas

A prova de vida do INSS é solicitada pelo banco ou INSS com o intuito de garantir a segurança dos aposentados e pensionistas, evitando assim fraudes e pagamentos indevidos. Essa obrigação deve ser realizada a cada 12 meses na data indicada pela agência bancária.

Prova de vida do INSS: Quem é obrigado a fazer? Tire suas dúvidas
Prova de vida do INSS: Quem é obrigado a fazer? Tire suas dúvidas (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo a Previdência Social todos os aposentados e pensionistas do INSS, que já recebem o seu benefício há um ano ou mais, devem realizar a prova de vida.

Essa obrigação vale para todos os tipos de beneficiários que recebem o seu pagamento via poupança, conta corrente ou cartão magnético.

Prova de vida do INSS

A prova de vida começou a ser solicitada desde 2012 devido ao grande número de fraudes e pagamentos indevidos. Segundo o INSS, 20 milhões de pessoas precisam fazer essa comprovação na agência bancária ou na Previdência Social para que não tenha o benefício bloqueado.

Quem teve a aposentadoria ou pensão bloqueada por causa da falta de comprovação de vida basta comparecer a sua agência bancária para realizar a prova. Após esse procedimento o benefício é desbloqueado de forma automática, desde que não ultrapasse seis meses de bloqueio, pois dessa forma o recebimento é suspendo.

Pandemia e prova de vida do INSS

Devido ao período em que o Brasil e o mundo vêm passando com a pandemia do Covid-19, e o isolamento social, o INSS decidiu suspender desde março, a obrigatoriedade de realizar a prova de vida do INSS.

Sendo assim, quem não realizou a comprovação de vida entre os meses de março e agosto não precisa se preocupar, pois não terá o seu benefício bloqueado. Porém, é importante ficar atento, já que essa medida é provisória e voltará a ser cobrada em setembro.

Atendimento por procurador do INSS

Idosos com mais de 80 anos ou que possuam alguma dificuldade para se locomover podem solicitar a presença de um procurador cadastrado no INSS para que seja realizada a prova de vida no local desejado.

Para isso, é necessário fazer o agendamento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS e ter um atestado médico ou uma declaração de um hospital confirmando o estado de saúde, no caso de quem tem algum problema de locomoção.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.