Servidores públicos do Rio de Janeiro poderão fazer prova de vida apenas em 2021

A prova de vida dos aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro só voltará a ser realizada em 2021. A Previdência Social do Estado carioca, Rioprevidência acredita que não será possível fazer as avaliações esse ano.

Servidores públicos do Rio de Janeiro poderão fazer prova de vida apenas em 2021
Servidores públicos do Rio de Janeiro poderão fazer prova de vida apenas em 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A prova de vida é cobrada anualmente para os aposentados e pensionistas, sendo essa um procedimento obrigatório. A comprovação de vida é realizada de forma presencial, no banco Bradesco, porém, desde março, no início da pandemia do Covid-19, esse serviço foi paralisado.

Quem não faz a prova de vida tem o seu benefício bloqueado, sendo necessário o comparecimento à agência bancária ao qual recebe, porém, por causa do Coronavírus, esse bloqueio não está sendo realizado.

O objetivo dessa comprovação é garantir a segurança dos aposentados e pensionistas evitando assim fraudes e pagamentos indevidos. Por isso, todo o ano é necessário realizar. Quem tem o benefício bloqueado por esse motivo basta comparecer a sua agência bancária e o dinheiro é desbloqueado de forma automática.

De acordo com a Rioprevidência o serviço só voltará a ser fornecido e cobrado quando a Secretaria Estadual de Saúde garantir que é seguro.

Os aposentados e pensionistas estão dentro do grupo de risco, pois são idosos ou pessoas que possuem alguma enfermidade grave, por esse motivo, não faz sentido cobrar o comparecimento dessas pessoas nas unidades de atendimento.

Segundo o presidente do Rioprevidência, Sergio Aureliano, a prova de vida em 2020 não acontecerá, pois a ideia do órgão é iniciar em janeiro e reiniciar a convocação com os nascidos no mês e assim sucessivamente.

Novas tecnologias para a prova de vida

A pandemia de Covid-19 colocou em questão a acessibilidade e informatização de serviços essências. Pensando nisso, a Rioprevidência estuda novas tecnologias para realizar a prova de vida. O INSS, por exemplo, já conta com uma ferramenta para comprovar a vida de seus beneficiários.

Uma das primeiras ideias pensada pelo órgão é criar uma prova de vida digital para aqueles que possuem conta no banco e a digital cadastrada. Além disso, há um estudo para a elaboração de um aplicativo do Rioprevidência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.