INSS retoma atendimento de 52 agências para atendimento drive thru no RJ

Moradores do Rio de Janeiro contarão com novo serviço do INSS. Nessa semana, a administração estadual do órgão informou que 52 de suas agências ficarão abertas para receber as documentações de seus beneficiários. O atendimento funcionará no esquema de drive thru e tem como finalidade adiantar a fila de benefícios travada desde novembro do ano passado.  

INSS retoma atendimento de 52 agências para atendimento drive thru no RJ (Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem)
INSS retoma atendimento de 52 agências para atendimento drive thru no RJ (Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem)

Mediante a pandemia do novo coronavírus, o INSS precisou fechar suas portas para evitar os riscos de contaminação da doença. No entanto, a partir dessa segunda-feira (17), voltou a operar presencialmente para receber os documentos de seus segurados.

O novo atendimento não conta com a presença dos servidores e solicita que os cidadãos se desloquem apenas para depositar seus registros legais em uma urna.  

Como funciona as agências drive thru do INSS 

As urnas ficaram disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h até às 13h ou das 8h até às 14h, a depender do local. É importante ressaltar que para pedidos de antecipação do auxílio doença o serviço não será contemplado e deve ser feito apenas pelo Meu INSS.  

Depois de realizarem seus agendamentos através do Meu INSS, o segurado deverá preencher o formulário de “autodeclaração de autenticidade e veracidade das informaçõespresente no portal.

Na sequência, basta colocá-lo em um envelope junto com os documentos solicitados e uma cópia do RG.  

Os envelopes precisam ser identificados com o nome completo, telefone, e-mail e número do protocolo de agendamento. Feito isso, é só depositar no portal.  

Cuidados com a documentação 

No que diz respeito ao modelo entregue nas agências, é preciso ficar atento, pois não serão aceitos documentos originais. Além disso, o INSS também não está exigindo a autenticação em cartório. Basta entregar uma cópia legível e sem rasura.  

Capital do RJ contará com seis agências 

Em todo o estado, 52 agências funcionarão no drive thru. Já na capital, o atendimento ocorrerá nas seguintes regiões:  

  • Barra da Tijuca  
  • Copacabana  
  • Maracanã  
  • Ciad 
  • Engenheiro Trindade  
  • Avenida Brasil 

Atendimento remoto  

Para aqueles que ainda precisam recorrer as plataformas digitais, o atendimento remoto do INSS está ocorrendo por meio do Meu INSS e pela central 135.

Nos canais é possível solicitar a aceitação de um novo benefício, pedir a antecipação do auxílio doença, enviar documentos, acompanhar protocolos, entre outras coisas.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA