INSS retoma atendimento de 52 agências para atendimento drive thru no RJ

Moradores do Rio de Janeiro contarão com novo serviço do INSS. Nessa semana, a administração estadual do órgão informou que 52 de suas agências ficarão abertas para receber as documentações de seus beneficiários. O atendimento funcionará no esquema de drive thru e tem como finalidade adiantar a fila de benefícios travada desde novembro do ano passado.  

INSS retoma atendimento de 52 agências para atendimento drive thru no RJ (Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem)
INSS retoma atendimento de 52 agências para atendimento drive thru no RJ (Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem)

Mediante a pandemia do novo coronavírus, o INSS precisou fechar suas portas para evitar os riscos de contaminação da doença. No entanto, a partir dessa segunda-feira (17), voltou a operar presencialmente para receber os documentos de seus segurados.

O novo atendimento não conta com a presença dos servidores e solicita que os cidadãos se desloquem apenas para depositar seus registros legais em uma urna.  

Como funciona as agências drive thru do INSS 

As urnas ficaram disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h até às 13h ou das 8h até às 14h, a depender do local. É importante ressaltar que para pedidos de antecipação do auxílio doença o serviço não será contemplado e deve ser feito apenas pelo Meu INSS.  

Depois de realizarem seus agendamentos através do Meu INSS, o segurado deverá preencher o formulário de “autodeclaração de autenticidade e veracidade das informaçõespresente no portal.

Na sequência, basta colocá-lo em um envelope junto com os documentos solicitados e uma cópia do RG.  

Os envelopes precisam ser identificados com o nome completo, telefone, e-mail e número do protocolo de agendamento. Feito isso, é só depositar no portal.  

Cuidados com a documentação 

No que diz respeito ao modelo entregue nas agências, é preciso ficar atento, pois não serão aceitos documentos originais. Além disso, o INSS também não está exigindo a autenticação em cartório. Basta entregar uma cópia legível e sem rasura.  

Capital do RJ contará com seis agências 

Em todo o estado, 52 agências funcionarão no drive thru. Já na capital, o atendimento ocorrerá nas seguintes regiões:  

  • Barra da Tijuca  
  • Copacabana  
  • Maracanã  
  • Ciad 
  • Engenheiro Trindade  
  • Avenida Brasil 

Atendimento remoto  

Para aqueles que ainda precisam recorrer as plataformas digitais, o atendimento remoto do INSS está ocorrendo por meio do Meu INSS e pela central 135.

Nos canais é possível solicitar a aceitação de um novo benefício, pedir a antecipação do auxílio doença, enviar documentos, acompanhar protocolos, entre outras coisas.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.