INSS cria serviço inédito para receber documentos dos segurados nas agências

PONTOS CHAVES

  • Com as portas fechadas, INSS reformula seu atendimento
  • Brasileiros com benefício em análise podem agilizar seus processos
  • Novo sistema funcionará como drive thru

Aposentados e pensionistas que estão aguardando a aprovação de seus benefícios devem ficar atentos as reformulações administrativas do INSS. Com a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social precisou fechar suas portas e parar de atender presencialmente os cidadãos que estavam no processo de concessão de seus salários e pensão.    

INSS cria serviço inédito para receber documentos dos segurados nas agências (Imagem: Google)

Entretanto, devido ao número de processos na fila, a administração do órgão passou a adotar um novo protocolo de atendimento.

Se você já solicitou um benefício previdenciário e está nas filas aguardando sua aceitação, procure se informar sobre a situação de seus documentos.

De acordo com os informes do INSS, mais de 1,2 milhões de processos estão paralisados mediante erros nos dados dos segurados. Dessa forma, para adiantar a aprovação dos pagamentos, as agências do órgão passarão a funcionar em sistema drive thru.  

Intitulada de Exigência Expressa, a atividade permitirá que os segurados se dirijam até as unidades do INSS para entregarem as documentações que estão em falta ou desatualizadas para assim concluírem as análises de seus requerimentos.  

De acordo com a administração do instituto, a decisão tem como finalidade tentar reduzir ainda mais o número de pedidos de benefícios paralisados, tendo em vista que mais de 743 mil estão pendentes apenas por falta de atualização documental.  

Entretanto, é importante lembrar que a convocação só poderá ser feita para quem já tinha um requerimento pendente. No caso de novas solicitações, o serviço permanece sendo feito exclusivamente pelo canal Meu INSS ou pelo telefone 135.  

Segundo informou o INSS, todas as 1,6 mil agências nacionais estarão recepcionando os segurados pelo drive thru, ofertando urnas onde eles poderão colocar os envelopes com os seus registros.

Até mesmo as unidades fechadas, sob a fiscalização da vigilância, deverão ofertar o atendimento. Dessa forma, recomenda-se que o cidadão se dirija até um dos pontos mais próximos de seu endereço.  

Em caso de dúvidas sobre qual a documentação deve ser atualizada ou apresentada, basta acessar o Meu INSS, ou ligar para a central telefônica 135. 

“Essa alternativa da entrega presencial sem burocracia, sem atravessamento, sem demora no atendimento, ela pode sim ser um caminho exitoso, acreditamos que sim. Se não for o caminho exitoso no patamar que esperamos, outros projetos podem ser implementados para facilitar a vida do cidadão”, informou Jobson Sales, diretor de atendimento do INSS.

INSS cria serviço inédito para receber documentos dos segurados nas agências (Imagem: Google)

Como funciona o drive thru do INSS 

Para entregarem seus documentos, os segurados deverão primeiramente fazer um agendamento através do telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Com o número do protocolo do benefício, ele deve informar seu CPF e assim registrar o interesse de depositar o envelope com os dados nas unas.  

Depois de agendar o serviço, o cidadão será orientando para realizar o seguinte procedimento: preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”, presente no portal do INSS.

Em seguida, basta colocá-lo em um envelope lacrado junto com os documentos solicitados, inserindo também uma cópia de seu RG.  

Do lado de fora do envelope, será preciso escrever os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.  

Feito isso, basta ir até uma unidade próxima e deposita-lo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h até às 13h, em todas as cidades.

Na hora da entrega é importante lembrar que o cidadão não terá contato físico com nenhum servidor, sendo inteiramente responsável pelo depósito.  

Por fim, é importante dizer que o INSS não estará aceitando documentos originais e as cópias anexadas não necessitam da autenticação de cartório. Para acompanhar o andamento final do processo, basta acessar o Meu INSS ou ligar para o 135. 

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.