Primeira parte do texto da reforma tributária chega ao Congresso na terça-feira

Alterações nos impostos nacionais voltam a ser pauta no governo federal. Nessa quinta-feira (16), o ministro da economia, Paulo Guedes, informou que estará enviando para o Congresso, a primeira parte do texto da reforma tributária

Primeira parte do texto da reforma tributária chega ao Congresso na próxima terça-feira (Imagem: Reprodução - Google)
Primeira parte do texto da reforma tributária chega ao Congresso na próxima terça-feira (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com Guedes, o documento deverá ser analisado pelos parlamentares até a próxima terça-feira (21) e na sequência será encaminhado para a validação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).  

O ministro também disse que a primeira parte do texto da reforma tributária tem como finalidade aplicar alterações apenas na unificação dos impostos federais e estaduais. A ideia é criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, fazendo com que todo o valor arrecadado fique sob responsabilidade da união.  

Atualmente, taxações tributárias como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) são arrecadados e fiscalizados separadamente. No entanto, mediante o projeto de Guedes, eles passariam a ser feitos de forma única e em nível federal.  

O gestor sugeriu ainda o fim do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). 

“Temos que começar pelo que nos une. Vamos começar com o IVA dual. Vamos acabar com o PIS e a Cofins. Isso já está na Casa Civil”, disse Guedes, em entrevista.  

No que diz respeito ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e ao Imposto sobre Serviços (ISS), arrecadados por estados e municípios, ainda não há um pronunciamento de possíveis alterações.  

Tempo de validação da reforma tributária 

Questionado sobre o atraso na finalização do texto, Guedes explicou que a primeira parte do projeto está pronta ‘há muito tempo’, mas não tinha sido enviada ao Congresso devido a questionamentos políticos.  

“A reforma tributária está pronta, está na Casa Civil o primeiro tranche [fatia]. Segue para o Congresso e vai ser entregue ao senador Davi Alcolumbre. Vamos levar a proposta para o presidente do Senado. Nós vamos à casa do Davi na terça-feira”, declarou. 

Além disso, pontuou que, com a chegada do novo coronavírus, o governo federal precisou reformular sua agenda para que pudesse fornecer assistência econômica e social mediante a situação de calamidade pública.  

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile