Estão abertas, entre 14 a 17 de julho, as inscrições para o segundo processo seletivo de 2020 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Serão, ao todo, mais de 167 mil bolsas de estudos, entre integrais (100%) e parciais (50%) para as instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo país.
O ProUni é um programa do Ministério da Educação, que existe de 2004, com o objetivo de oferecer bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior aos estudantes.
Para concorrer à bolsas integrais (100%), o candidato deve comprovar a renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, per capita. Já para concorrer a bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos, por pessoa.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 21 de julho. A comprovação das informações devem ser feitas entre os dias 21 a 28 de julho.
Quem pode participar do ProUni 2020.2?
Podem participar do processo seletivo estudantes que não possuem diploma de ensino superior. Também é preciso ter feito o Enem 2019, sem ter zerado a redação, e com notas mínimas de 450 em todas as áreas de conhecimento do exame.
Além disso, podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou privada na condição de bolsista integral.
Estudantes com deficiência podem participar sem a necessidade de ter estudado em rede pública ou privada de ensino.
Professores também entram na lista, desde que tenham atuação na rede pública de ensino, na condição de efetivo. Não é preciso comprovar renda.
Cronograma ProUni 2020.2
- Período de inscrições: 14 a 17 de julho de 2020
- Resultado da 1ª chamada: 21 de julho de 2020
- Comprovação de informações da 1ª chamada: 21 a 28 de julho de 2020
- Resultado da 2ª chamada: 04 de agosto de 2020
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 04 a 11 de agosto de 2020
- Prazo para participar da Lista de Espera: 18 a 20 de agosto de 2020
- Divulgação da Lista de Espera: 24 de agosto de 2020
- Comprovação de informações da Lista de Espera: 24 a 28 de agosto de 2020
Como se inscrever?
A inscrição para participar do processo seletivo ProUni 2020.2 é gratuita, e deve ser realizada exclusivamente pela internet.
Ao iniciar a inscrição na página do ProUni, o candidato será redirecionado para a página do “Gov.br”, onde deverá fazer o cadastro. Caso já seja cadastrado no portal do governo, é só digitar CPF e senha, para ter acesso a página de inscrições.
Efetuando a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno, de acordo com as bolsas que estiverem disponíveis.
Candidatos com deficiência ou que se declaram preto, pardo ou indígena, podem optar por concorrer às bolsas destinadas a ações afirmativas.
É possível alterar as opções de cursos e instituições ao longo do processo seletivo. Ficará como válido a última inscrição confirmada.
Consulta de bolsas
É possível consultar as bolsas com cursos e instituições disponíveis no portal do ProUni. Dessa forma, é só digitar o nome do curso ou a instituição de ensino desejada. É possível também procurar as bolsas disponíveis por município.
Logo, após, é só clicar em “não sou um robô” e depois em “pesquisar”. Assim, aparecerão os cursos ou instituição de ensino pesquisada.
Clique no que tem interesse, onde será possível verificar o valor da mensalidade, turnos e as bolsas disponível.
No canto direito da tela, é possível especificar a pesquisa de acordo com o turno, a bolsa e a modalidade de concorrência desejada.