ENEM: Ministério da Educação anuncia novas datas das provas para janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será em janeiro de 2021. As novas datas foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) em uma coletiva de imprensa, na tarde de quarta-feira (8). As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

ENEM: Ministério da Educação anuncia novas datas das provas para janeiro de 2021
ENEM: Ministério da Educação anuncia novas datas das provas para janeiro de 2021. (Imagem: FDR)

As datas não coincidem com a escolha da maioria dos candidatos inscritos que participaram da enquete promovida pelo MEC.

Praticamente 50% escolheram maio do ano que vem para a realização as provas. Outros 35,3% optaram por janeiro.

O ministro interino da Educação, Antônio Vogel, disse que a decisão não é perfeita e maravilhosa para todos e que a pasta buscou uma solução técnica.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, já havia sinalizado que a aplicação em maio poderia ser inviável por dificultar o ingresso no ensino superior no primeiro semestre de 2021.

Inicialmente, o Enem estava previsto para novembro deste ano, mas foi adiado por causa da pandemia do coronavírus.

A reaplicação da prova impressa do Enem, realizada quando há falhas como falta de luz no local do exame, ficará para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.

O MEC também informou que os resultados serão divulgados até o dia 29 de março de 2021 e que estuda a possibilidade de um segundo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segurança dos estudantes

O governo prevê um gasto extra de R$ 70 milhões com a aplicação do Enem, considerando as adequações que precisarão ser feitas por conta da pandemia.

As salas de aula precisarão ter menos estudantes, o que vai elevar o número de locais de prova no país. Além disso, álcool em gel e máscaras deverão ser fornecidos aos candidatos e fiscais.

Entidades estudantis criticaram a escolha das datas afirmando que a preferência dos estudantes não foi levada em conta e que a definição do MEC demonstra que não existe um diálogo verdadeiramente democrático.

Cronograma do Enem 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Enem Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  • Reaplicação: 24 e 25 de fevereiro de 2021
  • Resultado: Até 29 de março de 2021