MEC libera consulta de vagas do ProUni 2020.2; veja como buscar cursos e universidades

A consulta de vagas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) já foi liberada pelo Ministério da Educação (MEC). Voltado a estudantes de baixa renda, o ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

MEC libera consulta de vagas do ProUni 2020.2; veja como buscar cursos e universidades
MEC libera consulta de vagas do ProUni 2020.2; veja como buscar cursos e universidades. (Imagem: FDR)

As inscrições para a edição 2020.2 serão abertas no dia 14 e seguem até 17 de julho.

O programa exige uma pontuação mínima no Enem para concorrer às bolsas. É preciso ter média de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Além disso, há critérios socioeconômicos que precisam ser comprovados para a concessão de bolsas parciais (50% da mensalidade) ou totais (100%).

As convocações são feitas de acordo com a quantidade de bolsas de cada instituição de ensino.

Quem pode se inscrever no ProUni?

  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsistas de colégio particular;
  • Candidatos com deficiência;
  • Professores do ensino básico na rede pública, desde que concorram às vagas em cursos de licenciatura. Esta modalidade não considera os critérios de renda.

As bolsas integrais são ofertadas a candidatos com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio, ou seja, aproximadamente R$ 1,5 mil. Nesta modalidade, o curso é totalmente gratuito.

As bolsas parciais, com desconto de 50% nas mensalidades, são voltadas a participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês, ou seja, R$ 3.135.

Como consultar as vagas

Para verificar as bolsas de estudo disponíveis, basta acessar o site do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br) e clicar em Pesquisar Bolsas.

A consulta pode ser feita pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou pelo município. Para se inscrever, é necessário efetuar o cadastro no Login Único do governo federal.

O resultado da primeira chamada do ProUni será divulgado em 21 de julho e o prazo para comprovação das informações será de 21 a 28 de julho.

A segunda chamada será publicada em 4 de agosto e o prazo para declarar interesse na lista de espera do programa será entre 18 e 20 de agosto.

Todas as informações estão disponíveis no site e no edital.