ProUni e Fies 2020.2: confira as datas e o passo a passo para realizar as inscrições!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou novas datas de inscrição para as edições do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A alteração foi definida após um pedido de instituições de ensino superior públicas e privadas, de acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza.

ProUni e Fies 2020.2: confira as datas e o passo a passo para realizar as inscrições!
ProUni e Fies 2020.2: confira as datas e o passo a passo para realizar as inscrições! (Imagem: Google)

Em maio, o ministro Abraham Weintraub havia divulgado que as inscrições para o ProUni seriam entre 23 e 26 de junho e para o Fies entre 30 de junho e 3 de julho.

Na época, as edições do primeiro semestre ainda estavam em andamento. Nesta terça-feira (16), o MEC divulgou, por meio de nota, os novos prazos de cada programa.

ProUni

  • Inscrições: 14 a 17 de julho de 2020
  • Publicação do edital: prevista para 18 de junho
  • Consulta de vagas disponíveis: a partir de 7 de julho

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não têm curso superior.

Para participar, é necessário comprovar renda e enquadramento nos critérios exigidos. A inscrição é feita pelo site oficial e os candidatos podem escolher até duas instituições de ensino, opções de curso, turno e localidade.

Fies

  • Inscrições: 21 a 24 de julho de 2020
  • Publicação do edital: prevista para 18 de junho
  • Consulta de vagas disponíveis: a partir de 14 de julho

O Fies viabiliza o ingresso a instituições particulares de ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.

Também é destinado a estudantes de baixa e média renda, que podem pagar o empréstimo em condições acessíveis depois de concluir o curso.

O processo de inscrição também é on-line. Para solicitar o financiamento, o candidato precisa ter atingido pelo menos 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado a redação. Os critérios de seleção e renda estão disponíveis no site do programa.

O MEC também anunciou o adiamento das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2.

O programa que reúne vagas de graduação em universidades públicas brasileiras também vai ofertar oportunidades em cursos de graduação na modalidade a distância (EaD). As inscrições serão de 7 a 10 de julho.