Atenção! MEC faz mudanças no SISU e inclui novas modalidades de cursos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passou a oferecer vagas em cursos a distância a partir da próxima edição. O Ministério da Educação (MEC) alterou a portaria com as regras do programa para incluir mais uma modalidade de acesso ao ensino superior. A publicação do documento no Diário Oficial ocorreu na segunda-feira (25)

Atenção! MEC faz mudanças no SISU e inclui novas modalidades de cursos
Atenção! MEC faz mudanças no SISU e inclui novas modalidades de cursos. (Imagem: FDR)

O Sisu é um sistema informatizado que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Atualmente, representa a principal forma de ingresso na graduação no Brasil. É a primeira vez que as instituições cadastradas poderão ofertar vagas em cursos não presenciais.

A portaria do MEC também determina que os estudantes possam encaminhar os documentos necessários para matrícula por meios digitais, o que ficará a cargo das instituições, que também precisarão publicar lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência.

As novidades já passam a valer já para o processo seletivo do segundo semestre do programa, que começa em 16 de junho.

Como vai funcionar o SISU?

Até sexta-feira (29), as instituições de ensino precisam se cadastrar no Sisu e informar a quantidade de vagas que vão oferecer. O sistema será aberto para inscrições de alunos entre 16 e 19 de junho. Poderão participar da seleção 2020.2 estudantes que fizeram o Enem em 2019 e não obtiveram nota zero na redação.

Os candidatos precisam acessar o site oficial do programa e especificar: opções de vaga em instituição de educação superior participante, por ordem de preferência, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência – ampla ou vagas reservadas a políticas de ações afirmativas (cotas).

As inscrições para o Enem 2020 foram prorrogadas e terminam às 23h59 desta quarta-feira (27). As datas de realização do exame, marcado inicialmente para novembro, foram adiadas. Uma enquete com os participantes deverá definir os novos dias.

Além do Sisu, outros dois programas também utilizam as notas do Enem como forma de seleção. O Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), viabiliza o ingresso a instituições particulares de ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.