URGENTE! MEC adia prazo de inscrição do ENEM 2020; veja NOVA data final

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas por mais cinco dias e terminam às 23h59 na próxima quarta-feira (27). O novo prazo foi definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e anunciado por meio de nota, na tarde desta sexta-feira (22).

URGENTE! MEC adia prazo de inscrição do ENEM 2020; veja NOVA data final
URGENTE! MEC adia prazo de inscrição do ENEM 2020; veja NOVA data final. (Imagem; Montagem FDR)

Mesmo com o adiamento das provas do Enem, o prazo de inscrições do Enem estava mantido e terminaria hoje.

A prorrogação veio após diversos pedidos de secretarias estaduais de Educação, que identificaram baixa adesão de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Na maior parte do país, as atividades presenciais estão suspensas nas escolas há mais de dois meses.

De acordo com o MEC, mais de 5 milhões de inscrições já foram registradas no Enem 2020 até as 12 horas desta sexta-feira, sendo 5.050.768 para a versão impressa e 101.100 para a digital. Como já anunciado anteriormente, as novas datas do exame serão definidas após uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho.

Como se inscrever no Enem

Os interessados precisam acessar a página do participante, preencher todas as informações solicitadas, selecionar o tipo de prova que farão – impressa ou digital, confirmar os dados e gerar o boleto de pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85. O passo a passo completo pode ser acessado aqui.

O prazo final para o pagamento foi mantido até 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet.

As provas representam a principal forma de acesso às universidades brasileiras. O desempenho no Enem também pode garantir bolsas de estudo em faculdades particulares, com o ProUni, e financiamentos estudantis a juros baixos, com o Fies.

Instabilidade no site do Inep

Desde o início da manhã, candidatos enfrentaram problemas no site do Inep. Além da instabilidade causada pelo volume de acessos, a tela estava travando em algumas etapas, o boleto bancário não era gerado ou a inscrição não era confirmada ao final.

O Ministério da Educação atribuiu os problemas a uma “sobrecarga do sistema” e acredita que serão solucionados com a extensão do prazo para as inscrições.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!