ENEM 2020 tem mais de 5 milhões de inscritos; prazo para inscrições é prorrogado!

Depois de anunciar o adiamento das provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de inscrições até quarta-feira (27). Segundo o último balanço divulgado nesta manhã pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, mais de 5 milhões de candidatos já se inscreveram.

ENEM 2020 tem mais de 5 milhões de inscritos; prazo para inscrições termina HOJE!
ENEM 2020 tem mais de 5 milhões de inscritos; prazo para inscrições termina HOJE! (Imagem: Montagem FDR)

Inicialmente, as provas do Enem estavam marcadas para 1 e 8 de novembro na versão impressa e 22 e 29 de novembro na versão digital.

Weintraub informou que fará uma enquete com os candidatos em junho para definir as novas datas. Segundo ele, o exame pode ser adiado por 30 ou 60 dias.

Como se inscrever para o Enem

  • Entre na página do participante e clique em INSCRIÇÃO;
  • Depois, clique na figura correspondente à palavra e preencha os campos solicitados com CPF e data de nascimento;
  • Clique em INICIAR A INSCRIÇÃO e confira se os dados estão corretos antes de selecionar “próximo”;
  • Preencha os outros dados solicitados: sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado e cidade de nascimento; RG, estado e órgão expedidor; CEP e endereço;
  • Não se esqueça de selecionar a aba “preciso” se você tiver alguma deficiência ou for lactante. Caso não precise de adaptações, clique em “não preciso” e depois em “próximo”;
  • Escolha sua opção de prova de língua estrangeira – inglês ou espanhol – e informe se já terminou o ensino médio ou ainda está estudando; responda às questões sobre escolaridade e siga para próxima etapa;
  • Digite o número de identificação social (NIS) ou clique em “não tenho NIS”; depois, você precisará responder 25 perguntas sobre sua situação socioeconômica e, por fim, se tem acesso à Internet. Clique em “próximo”;
  • Confira se os dados informados estão corretos, preencha os campos com telefone e e-mail e escolhe se vai fazer a prova na versão impressa ou digital. Se optar pela impressa, informa onde deseja prestar o Enem.
  • Por último, selecione uma imagem do seu rosto, confira mais uma vez os dados em clique em ENVIAR INSCRIÇÃO. Você será redirecionado à tela de pagamento da taxa de inscrição, se não estiver isento.

A taxa de inscrição do ENEM 2020 é de R$ 85 e deve ser paga até 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet. As provas representam a principal forma de acesso às universidades brasileiras.

O desempenho no Enem também pode garantir bolsas de estudo em faculdades particulares, com o ProUni, e financiamentos estudantis a juros baixos, com o Fies.