SISU 2020.2: confira cronograma e passo a passo para realizar as inscrições!

As inscrições para a edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam na próxima semana. Os interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa entre 7 a 10 de julho.

SISU 2020.2: confira cronograma e passo a passo para realizar as inscrições!
SISU 2020.2: confira cronograma e passo a passo para realizar as inscrições! (Imagem: FDR)

Além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD) pela primeira vez.

Podem participar da seleção estudantes que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não tiraram nota zero na redação. A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas. Algumas instituições exigem nota mínima para ingresso em cursos específicos.

As informações podem ser verificadas no edital disponibilizado por cada universidade na adesão ao programa.

Para concorrer ao Sisu não há critério de renda familiar, apenas para candidatos a vagas reservadas para pessoas de baixa renda, quando a opção é disponibilizada pela instituição de ensino.

Como se inscrever no SISU?

  • Acesse o site do SISU (www.sisu.mec.gov.br);
  • Digite seu número de inscrição e senha do Enem – se não lembrar, os dados podem ser recuperados no site do exame;
  • Verifique se os dados estão corretos e confirme;
  • Selecione duas opções de curso – a pesquisa pode ser feita por município, instituição ou nome do curso. Lembre de verificar as “notas de corte” e compará-las com sua média geral;
  • Confirme as opções de curso escolhidas e a inscrição. É possível alterar as opções o período de inscrições, que se encerra às 23h59 do dia 19 de junho.

O resultado do SISU geralmente é divulgado em até quatro dias após o término das inscrições.

A previsão é de que até o final de junho já esteja disponível no site. Se aprovado, o aluno precisa atentar-se às instruções para fazer a matrícula na instituição.

Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso ainda pode se inscrever na lista de espera. A solicitação também é feita pelo site do SISU um dia depois da divulgação do resultado.

Outros programas educacionais

O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020.2 vai abrir inscrições entre os dias 23 e 26 de junho. Ele oferece bolsas de estudo em faculdades particulares.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que viabiliza o ingresso por meio do financiamento das mensalidades, receberá inscrições entre 30 de junho e 3 de julho.

Confira mais informações sobre vestibulares e processos seletivos, clicando aqui!